A Ford Trucks, marca global da Ford para veículos comerciais pesados, apresentou o seu primeiro camião 100% elétrico na IAA Transportation 2022, a feira de mobilidade, transporte e logística que está a decorrer, de 20 a 25 de setembro, em Hannover, na Alemanha.
Com mais de 50 anos de experiência de desenvolvimento de veículos pesados, a Ford Trucks apresentou o seu movimento de transformação Geração F, que inclui um roteiro de soluções de transporte isentas em emissões, com especificações e características novas.
Zero emissões
Com o vencedor do prémio IToY em Hannover em 2018, o F-MAX, a Ford Trucks demonstrou os seus mais recentes avanços no caminho para alcançar o transporte de mercadorias com emissões zero. Com o movimento Geração F, que inclui tecnologias de veículos 100% elétricos, interligados e autónomos, a Ford Trucks fica mais próxima de alcançar os objetivos anunciados quando assinou a Declaração de Transição para o Transporte de Mercadorias com Emissões Zero da ACEA: vender apenas veículos comerciais pesados com emissões zero, até 2040.
Serhan Turfan, vice-presidente da Ford Trucks, espera que o movimento Geração F permita que 50% das vendas da Ford Trucks na Europa seja de veículos com emissões zero, já em 2030. “De acordo com o Green Deal da União Europeia e os objetivos de sustentabilidade global da Ford, estamos a dar um grande passo em direção ao nosso objetivo de atingir as zero emissões até 2040, expandindo para os mercados europeus com os nossos veículos pesados elétricos. A curto prazo, o nosso propósito é atingir 50% das vendas europeias com veículos com emissões zero, até 2030”.
Segundo o responsável, “um dos nossos grandes propósitos é ajudar a reduzir os custos operacionais e as emissões de carbono nos transportes rodoviários, ao mesmo tempo que aumentamos a produtividade da frota. Reforçar a posição na Europa é a nossa principal prioridade”, salienta o responsável, que perspetiva que a marca Ford Trucks alcance 50 países europeus em 2024.
Novas tecnologias
Na IAA Transportation 2022, a equipa da Ford Trucks deu ainda a conhecer as novas tecnologias que desenvolveu para a condução interligada e autónoma, nas quais se incluem características como o “cruise control” por GPS e o sistema multimédia, facilitando a vida aos condutores e gestores de frotas, com o intuito de manter os veículos na estrada e atingir 100% de uptime.
Os visitantes puderam ainda testar a tecnologia de condução remota e operar um F-Max na pista de testes em Eskişehir (Turkiye), a partir de uma distância de dois mil quilómetros. O ecossistema Ford Trucks CARE, que oferece serviços de software, uptime, eletromobilidade, soluções financeiras e personalização, foi também dado a conhecer.