A Ford Otosan anunciou um acordo com a Ford Motor Company e a Ford Capital B.V. para a aquisição da fábrica da Ford em Craiova, na Roménia.
Depois de ter anunciado, no ano passado, o incremento da capacidade de produção da fábrica em Kocaeli, na Turquia, para 650 mil veículos, a Ford Otosan passa a ter uma capacidade instalada anual adicional de 250 mil veículos com a aquisição da fábrica de Craiova.
No total, a Ford Otosan terá uma capacidade de produção de mais de 900 mil veículos e empregará mais de 20 mil pessoas, tornando-se numa fabricante com quatro fábricas presente em dois países, que produzem as versões ICE (veículos com motores movidos a combustão) e BEV (veículos elétricos alimentados a bateria) dos modelos Transit, Transit Courier, Puma, Ford Trucks e Rakun.
A Ford Otosan pagará 575 milhões de euros pela compra de todas as ações, entre 2022 e 2028, e ainda um valor adicional de 140 milhões de euros, em 2028, sujeito à utilização da capacidade da fábrica na Roménia entre 2028 e 2034. A conclusão da transação está prevista para o terceiro trimestre, estando dependente do cumprimento das condições do acordo e da aprovação das autoridades reguladoras.
Produção
Atualmente, a fábrica de Craiova fabrica os veículos de passageiros Puma e EcoSport e motores 1.0 EcoBoost. Com esta aquisição, a produção do EcoSport será descontinuada na Roménia, até ao final deste ano, e a produção do Puma continuará com a adição de uma versão totalmente elétrica, em 2024.
A próxima geração do modelo Courier, projetada pela Ford Otosan, será produzida na fábrica de Craiova e terá uma versão van – Transit Courier – e uma versão kombi – Tourneo Courier. As versões dos motores de combustão interna da próxima geração do Courier serão produzidas na fábrica de Craiova, em 2023, seguidas pelas versões totalmente elétricas, em 2024.