in ,

Fnac encadeia seis anos de queda nas vendas em Espanha perante o crescimento da Amazon

A filial espanhola da Fnac fechou seis anos consecutivos de queda de vendas, embora o plano de transformação digital, lançado em 2016 para enfrentar a Amazon, comece a mostrar resultados e o ritmo do declínio tenha diminuído.

A Fnac Espanha fechou o ano passado com um volume de negócios de 375,3 milhões de euros, um valor apenas 0,3% inferior ao do ano anterior. No entanto, a empresa já reduziu o seu volume de negócios em 20% desde 2007, quando alcançou uma faturação de 470 milhões, e em 13% desde 2010, momento em que começou a cair de forma constante.

De acordo com os números enviados ao Registro Mercantil, a Fnac España atingiu um lucro líquido de 5,4 milhões em 2016, com uma contração de 6,8%. A empresa insiste, no entanto, que “conseguiu manter-se e continua a crescer em Espanha, apesar da forte crise que assolou o país“.

A Fnac admite que “teve que se adaptar e enfrentar problemas que afetam diretamente o nosso negócio, como a pirataria e uma revolução, nos últimos anos, no modo como se desfruta de música e filmes“, ou seja, o forte crescimento da Amazon e o surgimento de plataformas como Spotify. Para concorrer com estes, lançou, em 2016, um plano de transformação digital. Assim, os prazos de entrega das encomendas online aceleraram com o lançamento da chamada Sameday Delivery, que começou por oferecer entregas no próprio dia da compra. Desde dezembro, permite até entregar as encomendas em duas horas em todas as cidades onde há lojas da insígnia, igualando os prazos da Amazon ou El Corte Inglés.

Nesta mesma linha, a aposta estratégica é a omnicanalidade, com a integração da rede física e a venda online. “É uma fórmula em que somos pioneiros. Não devemos esquecer que, por mais de 20 anos, a Fnac tem sido omnicanal, quando os nossos clientes compravam na Fnac.es e recolhiam na loja. Hoje, 25% dos nossos clientes são omnipresentes e são responsáveis por 50% das vendas online“, explica a empresa.

A Fnac, que agora possui 31 lojas, diz que a conexão com o canal online é “absoluta“. Já em 2015, as equipas comerciais foram unificadas e, “para adaptar a experiência em loja à compra online, incorporamos à Fnac.es a prescrição dos vendedores e uma ampla informação cultural com a agenda de todos os centros“.

Da mesma forma, a geolocalização foi incluída na web para conhecer o estabelecimento mais próximo do utilizador, identificar o stock das lojas físicas ou para fazer um pedido. “E até mesmo transmitir os eventos que estão a acontecer em qualquer uma das nossas lojas“. 

Peugeot lança linha alimentar gourmet

Adagio apresenta Skyr Natural