in

Fabricante de detergentes do DIA está à venda

A Industria Jabonera Lina, mais conhecida por Linasa, que fabrica detergentes para o Grupo DIA, entre outras grandes cadeias de retalho, está à procura de novos donos.

Com vista a investimentos de capital de risco, a Linasa procura quem possa substituir a família proprietária na condução do negócio. A empresa com sede em Murcia, em Espanha, e liderada pelo seu presidente e fundador Aquilino Pérez Ibánez, contratou o BBVA para a assessorar na operação.

De acordo com o Expansión, o negócio prevê a venda de uma posição de controlo, que pode até significar a saída de todos os atuais acionistas. Já foram estabelecidos contactos com potenciais compradores e fontes próximas da empresa garantem que a Linasa está a despertar a atenção de vários fundos de investimento mas também de investidores da indústria. O objetivo é materializar a transação antes de agosto.

Com mais de 60 ano a fabricar detergentes para a roupa e casa e produtos de cuidados pessoais, a Linasa é uma das empresas espanholas mais relevantes neste sector. Do seu porfólio fazem parte marcas como Alin, Alin Cosmetic, Lina, Megalin 7 e Luzil, comprada à Lever-Fabergé em 2003. Além disso, fabrica detergentes, amaciadores e outros artigos de limpeza e higiene para terceiros. 90% das suas vendas derivam, de facto, do fabrico de marcas próprias. Em 2015, faturou mais de 100 milhões de euros.

A Linasa possui duas unidades de produção em Espanha e opera uma terceira, em parceria com um sócio local, na Argélia. Vende para França, Portugal, Marrocos e Argélia, para além do mercado espanhol, com o internacional a representar 25% das vendas.

Retalhista chinês Suning compra 70% do Inter de Milão

Starbucks e Ab InBev vão fabricar chá em conjunto