Com perdas acentuadas nas exportações para a China, 2021 foi o ano em que o mercado da Coreia do Sul mais sobressaiu, com um crescimento das exportações de carne de porco para este país a atingir os 570%.
Apesar das exportações de carne de porco e derivados, em 2021, registarem uma quebra de 11,55% no total do valor, houve países que aumentaram as suas encomendas, saldando-se o ano com um total de 169,03 milhões de euros de faturação do comércio externo de carne de porco portuguesa, dos quais 76,15 milhões dizem respeito ao mercado intracomunitário, com Espanha a representar 98%.
Exportações para países terceiros
No que respeita às exportações para países terceiros, foram registados 92,88 milhões no ano passado, com uma quebra de 15% face ao ano 2020. Em termos absolutos, a China foi o país com maior quebra de exportações (menos 19 milhões de euros em 2021), apesar de continuar a representar 40% das exportações do país.
No lado das subidas, o destaque vai para a Coreia do Sul, que teve um acréscimo de 570% no valor exportado, em 2021, por comparação com 2020, tornando-se no sétimo país para onde Portugal mais exporta carne de porco e derivados. Cabo Verde e Japão são dois países que também aumentaram as suas importações de carne de porco portuguesa, pelo segundo ano consecutivo.
Impacto do Brexit
Já no que diz respeito ao Reino Unido, o Brexit teve um impacto de cerca de 1,5 milhões de euros nas exportações portuguesas de carne de porco, não havendo registo de saídas de produtos cárneos de porco no primeiro trimestre de 2021.
*Fonte: Let’s Talk About Pork From Europe