Se melhorar a forma física e construir uma conta bancária mais robusta estão entre as suas resoluções para 2025, saiba que entre as duas pode haver uma ligação. De acordo com uma nova pesquisa da Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras capacitada por IA, a rotina de exercício físico pode ser a chave para o sucesso financeiro.
Num estudo realizado em parceria com a YouGov, a Klarna apurou que as pessoas que fazem exercício físico quatro ou mais vezes por semana têm significativamente uma maior probabilidade de ter poupanças substanciais, com 42% a relatar ter £10.000 ou mais, em comparação com apenas 25% dos que nunca fazem exercício. A pesquisa também mostra que as pessoas que se exercitam quatro ou mais vezes por semana têm uma maior probabilidade de estabelecer e cumprir um orçamento mensal de gastos do que os que nunca praticam exercício. As ferramentas de orçamentação mensal da Klarna dentro da aplicação facilitam aos utilizadores o acompanhamento dos seus gastos e cumprimento dos seus objetivos financeiros.
“A disciplina é uma competência transferível”, explica Karin Haglund, psicóloga de consumo. “As pessoas que se comprometem com rotinas de exercício físico muitas vezes carregam a mesma mentalidade nas suas vidas financeiras. A capacidade de adiar a satisfação – quer seja ao resistir às compras por impulso ou a manter-se fiel a objetivos de longo prazo – é um elo comum entre a saúde financeira e a física”.
A ligação entre o exercício físico e as finanças
O estudo mostra várias ligações concretas entre os hábitos físicos e os financeiros:
- Disciplinados na alimentação e no orçamento: as pessoas que se mostram mais disciplinadas em manter uma alimentação saudável têm 2,5 vezes maior probabilidade de usar ferramentas de controlo financeiro (15%) em comparação com os que nunca fazem exercício (6%).
- Consumidores inteligentes começam no ginásio: aqueles que praticam exercício regularmente têm uma maior probabilidade de usar ferramentas de comparação de preços.
- Capacidade de resistência nas poupanças: Os entusiastas do exercício físico têm muito mais probabilidades de poupar pelo menos £10,000, o que sugere uma forte correlação entre o planeamento físico e financeiro a longo prazo.
A psicóloga Karin Haglund, atribui estas ligações a uma maior força de vontade e de planeamento: “O mesmo controlo de impulso que te impede de falhar um treino ou de resistir a um lanche menos saudável ajuda-te a pensar duas vezes antes de fazer uma compra desnecessária”.
Com milhões de pessoas a estabelecerem resoluções para o novo ano, a Klarna acredita que este é o momento ideal para adotar novos hábitos financeiros. As ferramentas da empresa facilitam a definição, monitorização e cumprimento de metas financeiras, da mesma forma que as aplicações de fitness ajudam os utilizadores a registarem os seus treinos e a monitorizarem o progresso.
“A missão da Klarna é a de capacitar os consumidores para atingirem os seus objetivos – querem se trate de poupar mais, gastar de forma mais inteligente ou respeitar um orçamento”, diz Alexandre Fernandes, Country Manager da Klarna em Portugal e Espanha. “Este ano, vamos estar a inspirar as pessoas a olharem para a sua saúde financeira como uma extensão de sua jornada geral para 2025”.