in ,

Esquemas de fidelização de clientes são chave para o sucesso dos especialistas em FMCG

Foto Shutterstock

Numa altura em que os consumidores tiram cada vez mais partido dos programas de fidelização, particularmente em bens de grande consumo, como alimentação, bebidas e higiene, assim como na saúde e beleza, os retalhistas devem garantir que as suas ofertas são atraentes. As vantagens adicionais que os consumidores podem obter através dos esquemas de fidelização são uma forma  eficaz dos retalhistas se diferenciarem da concorrência, de acordo com a GlobalData.

O relatório “Thematic Intelligence: Customer Loyalty in Retail and Apparel” revela como os especialistas em Fast Moving Consumer Goods (FMCG), em particular, enfrentam um baixo nível de fidelidade dos clientes, devido às suas ofertas altamente intercambiáveis, aumentando a sua necessidade de oferecer regalias através de esquemas de fidelização que lhes permitam manter e ganhar quota de mercado.

Oliver Maddison, analista de retalho na GlobalData, destaca que, “além dos benefícios competitivos que os esquemas de fidelização oferecem aos retalhistas, a recolha de dados abre oportunidades substanciais para atender melhor os clientes. Os dados que os retalhistas recolhem sobre os hábitos de compra dos consumidores podem ajudá-los a direcionar as campanhas para grupos de específicos, a personalizar as promoções e a garantir que a sua proposta permanece relevante”.

 

Programas de fidelidade influenciam as escolhas

A pesquisa “How People Shop Survey 2023” da GlobalData apurou que, para 55,3% dos consumidores, os incentivos dos programas de fidelidade influenciam sempre ou muitas vezes as suas escolhas de produtos de grande consumo, com 52,1% a relatar o mesmo para a saúde e beleza.

A consultora dá o exemplo do Carrefour, que anunciou o teste da inclusão de uma assinatura base gratuita da Netflix como parte do seu programa Carrefour Plus, para clientes em Rouen e Bordeaux, tornando-o mais atraente para os clientes. “O maior foco do Carrefour na sua oferta de fidelização de clientes mostra a sua falta de complacência, apesar da sua posição já forte nos mercados francês e global, e é uma evidência da sua atitude perspicaz para permanecer competitivo”, conclui Oliver Maddison.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Portugal Fresh exportações

Frutas, legumes e flores portugueses atingem os 2.300 milhões de euros de exportações

Beiersdorf_CDP Triplo A

Beiersdorf alcança o CDP Triplo A