in

Esprit abre insolvência para as operações europeias

Foto Shutterstock

A Esprit deu início a um processo de insolvência relativo à sua holding europeia e a seis empresas alemãs, que afeta igualmente as operações em seis mercados diferentes. A retalhista de moda quer reestruturar as suas operações europeias e está a falar com investidores.

A Esprit está a declarar falência para a sua empresa europeia Esprit Europe GmbH e para seis subsidiárias, informa em comunicado de imprensa. As operações austríacas, britânicas, neerlandesas, francesas, polacas e escandinavas são igualmente afetadas pelo processo de insolvência. As filiais belga e suíça da cadeia de moda faliram no início deste ano.

A situação financeira da empresa tornou-se insustentável devido aos elevados custos de inflação, taxas de juro e preços da energia, bem como às consequências da pandemia e ao impacto dos conflitos internacionais, explica o comunicado de imprensa.

 

Potenciais investidores

Os processos de insolvência deverão permitir que a empresa se reestruture. Tanto as lojas físicas quanto as online permanecerão abertas. A Esprit sublinha que quer manter-se ativa nos seis mercados e vários potenciais investidores já manifestaram interesse em estabelecer uma parceria estratégica.

Esta é já a segunda vez, em quatro anos, que a Esprit tem de recorrer a processos de insolvência: durante a pandemia, levou a cabo uma grande reorganização na Alemanha e na Ásia, encerrando cerca de 100 lojas e cortando um terço do seu pessoal.

Siga-nos no:

Google News logo

My Auchan

Auchan reforça proximidade com nova My Auchan na Foz

férias orçamento

Portugueses cortam no orçamento das férias e ficam em casa