O Portal da Queixa detetou um aumento de 61% no número de reclamações relacionadas com as entregas ao domicílio na área da gastronomia, alimentação e Bebidas.
As falhas nas entregas, como atrasos, pedidos trocados ou entregas nunca efetuadas, são o principal motivo das queixas registadas na rede social de consumidores. Desde o início do ano, já foram contabilizadas 311 reclamações.
A facilidade com que, hoje em dia, os consumidores aderem e compram através destas aplicações de entregas ao domicílio contrasta com a dificuldade de uma resposta eficaz dos vários serviços disponíveis, concretamente, na área da restauração. Uma análise elaborada pela equipa do Portal da Queixa permitiu verificar que, entre 1 agosto e 31 dezembro 2018, foram registadas na plataforma 193 reclamações relacionadas com entregas ao domicílio. Em comparação com as queixas recebidas em 2019 (de 1 de janeiro até ao dia 23 de maio), o Portal da Queixa constatou que as reclamações dispararam 61%.
Em ambos os períodos analisados, as falhas nas entregas e a falta de apoio ao cliente (sempre que surge a necessidade, os consumidores reportaram a ausência de resposta) são os principais motivos das queixas apresentadas.
A empresa Uber Eats lidera o ranking das marcas mais reclamadas da categoria, porém, é a que apresenta a maior taxa de resposta (94,7%) e tem o maior índice de satisfação (63,1 em 100).