A International Data Corporation (IDC) revela que 45% das empresas portuguesas pretende aumentar mais de 10% o investimento em tecnologias de informação, em 2023, de forma a responder aos desafios e aproveitar as oportunidades.
No global, a IDC estima que, em Portugal, o investimento em tecnologia irá crescer 4,7%, em 2023, e atingir os 5,4 mil milhões de euros. Esta conclusão foi apresentada no IDC FutureScape 2023, um dos principais eventos da IDC em Portugal, que se realizou no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
“Nos últimos anos, constámos que as organizações aceleraram os seus investimentos em tecnologias de informação. O processo de inovação tecnológica permite garantir uma maior sustentabilidade dos negócios, eficiência e o máximo aproveitamento dos recursos, temas que permitem potencializar uma cultura organizacional que fica mais bem preparada para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades do negócio. E, apesar do contexto atual de crise económica e geopolítica, as organizações pretendem aumentar o investimento na área das TI, de forma a atingir um crescimento sustentado numa economia cada vez mais digital”, sublinha Gabriel Coimbra, vice-presidente da IDC EMEA e responsável pelas operações da IDC em Portugal.
Competências digitais
No ano passado, 64% das empresas investiu menos de 20% do orçamento de TI em transformação digital, mas, em 2025, 55% prevê investir mais de 20% do orçamento de TI em transformação digital.
Este aumento deve-se, sobretudo, à amplificação do peso do digital no negócio das organizações. Enquanto, em 2022, apenas 23% das organizações referia que 40% das suas receitas era proveniente de produtos, serviços e experiências digitais, em 2025, este valor passará para os 34%.
Em relação ao impacto do “gap” de competências digitais, 34% das empresas acredita que poderá limitar os negócios da organização até 20%. “Para gerir um negócio digital de sucesso, não basta o departamento de tecnologia ter competências digitais, todos a organização deve ter. Acreditamos que as competências digitais transversais necessárias para uma organização de futuro estão relacionadas com as tecnologias colaborativas, segurança, análise de dados e desenvolvimento ‘low-code’”, acrescenta Gabriel Coimbra.
Sustentabilidade
O tema da sustentabilidade também foi abordado na edição deste ano do IDC FutureScape. As organizações estão mais conscientes da pegada ambiental das suas tecnologias e, por isso, recorrem a novas ferramentas para atingir objetivos. Em 2023, 44% das empresas portuguesas afirma aumentar em 10% o investimento em iniciativas digitais e tecnologias sustentáveis.