A Portugal Fresh vai divulgar a produção nacional em Berlim, entre amanhã, 7 de fevereiro, e sexta-feira, 9 de fevereiro, na Fruit Logistica. A presença na feira internacional, que espera 63 mil visitantes de 140 países, é uma das estratégias de promoção da Portugal Fresh para aumentar a visibilidade das empresas portuguesas nos mercados externos e impulsionar as exportações.
No total, 25 entidades do sector alimentar nacional garantiram um lugar no stand da Portugal Fresh. Destas, 14 são empresas produtoras e exportadoras de frutas e legumes, que levam já a agenda preenchida com reuniões com atuais clientes para reforço de parcerias e potenciais compradores de várias geografias mundiais.
Valorizar a produção
O grande objetivo da associação é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais, valorizar a produção e atingir os 2.500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.
A promoção internacional feita de forma conjunta e estruturada nos últimos 10 anos tem dado um impulso às exportações portuguesas deste sector. Entre janeiro e novembro de 2023 (últimos dados disponíveis), as vendas internacionais ultrapassaram os 2.100 milhões de euros. Já em quantidade, as exportações diminuíram cerca de 5%, reflexo também da queda de produção em algumas culturas devido à seca.
A Alemanha é o quarto principal mercado das exportações portuguesas de frutas, legumes e flores, lugar que se mantém estável nos últimos anos. Espanha é o principal comprador, seguido de França e dos Países Baixos. A União Europeia absorve 80% do valor exportado.