in

Emissões de gases com efeito de estufa da UE reduziram-se em 7% em 2023

A atividade económica com mais emissões foi o transporte e armazenamento

UE emissões de gases com efeito de estufa

Em 2023, as emissões de gases com efeito de estufa da UE provenientes de atividades económicas e de agregados familiares totalizaram 3,4 mil milhões de toneladas de CO2 equivalente. Isto representa uma redução de 7% em comparação com 2022 e uma diminuição de 18% em comparação com 2013.

Entre 2013 e 2023, os produtores de quase todas as atividades económicas reduziram as suas emissões de gases com efeito de estufa. O fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar condicionado registou a maior taxa de diminuição e a maior redução total, com uma queda de 43% (448 milhões de toneladas de CO2 equivalente). Durante este período, outras três atividades económicas também registaram reduções de dois dígitos: mineração e extração de matérias-primas (-25%, 18 milhões de toneladas de CO2 equivalente), serviços (-20%, 54 milhões de toneladas de CO2 equivalente) e indústria de transformação (-17%, 142 milhões de toneladas de CO2 equivalente).

A única atividade económica com mais emissões foi o transporte e armazenamento, com um aumento de 14% em 2023 em comparação com 2013.

Simultaneamente, houve uma redução de 14% nas emissões de gases com efeito de estufa pelos agregados familiares (110 milhões de toneladas de CO2 equivalente).

UE emissões de gases com efeito de estufa

 

Intensidade das emissões de gases com efeito de estufa

A intensidade das emissões de gases com efeito de estufa mede a quantidade de emissões (medida em CO2 equivalente) por unidade de valor acrescentado bruto (medido em euros) numa dada economia. Uma diminuição da intensidade das emissões significa menos emissões para o mesmo valor económico acrescentado.

A intensidade das emissões de gases com efeito de estufa na UE diminuiu 32% de 2013 a 2023. Isto significa que a economia da UE aumentou o seu valor acrescentado (+19%) e reduziu as suas emissões de gases com efeito de estufa. As maiores reduções na intensidade das emissões foram registadas na Estónia (-61%), Irlanda (-50%) e Eslovénia (-41%).

Em contraste, a Áustria (-17%), a Lituânia (-17%) e o Luxemburgo (-19%) fizeram reduções moderadas na intensidade das emissões de gases com efeito de estufa.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Rhinomer nova gama

Rhinomer lança nova gama 100% natural

Auchan Prémio de Inovação Alimentar

Auchan lança 2.ª edição do Prémio de Inovação Alimentar