A Câmara Municipal da Amadora e o Electrão estabeleceram uma parceria para prestar um serviço diferenciado aos munícipes, que poderão usufruir da recolha porta a porta de grandes equipamentos elétricos usados.
Este serviço, totalmente gratuito, abrangerá as seis freguesias do concelho: Águas Livres, Alfragide, Encosta do Sol, Falagueira-Venda Nova, Mina de Água e Venteira.
Para solicitar o serviço, o munícipe deve entrar em contacto com os serviços municipais através do número de telefone 214 369 040 e agendar a recolha. A câmara articula o processo com o Electrão e, na data e horário combinado, a equipa do Electrão irá recolher o equipamento elétrico diretamente em casa do cidadão.
Para que possa usufruir do serviço, o munícipe deve ter para entrega, pelo menos, um equipamento elétrico de grandes dimensões, como um frigorífico ou uma máquina de lavar, mas no momento da recolha poderá aproveitar para entregar à equipa do Electrão outros equipamentos de menor dimensão, como telemóveis, lâmpadas ou pilhas e baterias usadas.
A Amadora será o oitavo concelho da Área Metropolitana de Lisboa a dispor deste serviço gratuito de encaminhamento de equipamentos elétricos para reciclagem com recolha diretamente em casa, a pedido do cidadão.
Com esta parceria, o Electrão e a Câmara Municipal da Amadora esperam conseguir melhorar os resultados da recolha destes resíduos no concelho e contribuir, assim, para o cumprimento dos objetivos nacionais e das metas estabelecidas por Bruxelas.
“Com este serviço, que agora fica disponível na Amadora, o cidadão pode solicitar a recolha dos grandes eletrodomésticos que estão fora de uso. Todos os equipamentos elétricos recolhidos são encaminhados para reciclagem em unidades especializadas para o efeito que asseguram a descontaminação e, consequentemente, a proteção da saúde pública e do ambiente”, sublinha o diretor geral de Equipamentos Elétricos e Pilhas e Baterias, Ricardo Furtado.