Oiça este artigo aqui:
A assembleia geral de acionistas do El Corte Inglés, realizada em Madrid, aprovou por unanimidade todas as propostas apresentadas pelo conselho de administração, incluindo a recondução de Marta Álvarez como presidente do grupo por mais cinco anos.
O plano estratégico para o período 2025-2030, já em vigor desde março, prevê um investimento total superior a três mil milhões de euros, com foco na renovação das lojas, expansão das áreas de negócio e reforço das capacidades logísticas e tecnológicas. “Tudo o que fazemos no El Corte Inglés está orientado para compreender, antecipar e superar as expectativas dos nossos clientes, oferecendo-lhes experiências únicas e um valor real: o serviço que nos distingue”, sublinhou Marta Álvarez, durante a sua intervenção.
A assembleia aprovou também a renovação de Cristina Álvarez como administradora e de José Ramón de Hoces como secretário do conselho.
Resultados sólidos em 2024, incluindo Portugal
No exercício fiscal encerrado a 28 de fevereiro de 2025, e que inclui os resultados das operações em Portugal, o El Corte Inglés alcançou um volume de receitas de 16.675 milhões de euros, mais 2% face ao período homólogo e 4,3% em área comparável.
O EBITDA consolidado atingiu 1.209 milhões de euros, representando um crescimento de 11,9%, refletindo a melhoria da eficiência de gestão, a orientação ao cliente e o investimento em inovação e na qualidade da oferta. O lucro antes de impostos cifrou-se em 682 milhões de euros, enquanto o lucro líquido ascendeu a 512 milhões (mais 6,7% face ao ano anterior). Já o lucro líquido recorrente foi de 470 milhões de euros.
A dívida financeira líquida do grupo foi reduzida em 263 milhões de euros, o que corresponde a 1,5 vezes o EBITDA, sinalizando um reforço da solidez financeira da companhia.