Just Eat Takeaway aquisição
in , ,

Dona da iFood adquire a totalidade da Just Eat Takeaway por 4,1 mil milhões de euros

Aquisição vai criar uma das maiores empresas de entrega de alimentos do mundo

A empresa de entrega de refeições Just Eat Takeaway.com aceitou uma oferta do investidor tecnológico Prosus para uma aquisição total. A oferta de 20,3 euros por ação valoriza a empresa de entregas em 4,1 mil milhões de euros.

De acordo com o investidor holandês, reporta a RetailDetail, a oferta é 63% superior ao preço de fecho na bolsa na noite de sexta-feira e 49% acima do preço médio ponderado dos últimos três meses. A administração e o conselho de supervisão da Just Eat Takeaway apoiam unanimemente a oferta.

A Prosus já é um gigante no sector de entrega de alimentos e possui a maior empresa de entregas da América Latina, a iFood, além de uma participação de 28% na alemã Delivery Hero. A aquisição da Just Eat Takeaway criaria uma das maiores empresas de entrega de alimentos do mundo.

No entanto, a Just Eat Takeaway continuará a existir como entidade separada e todas as principais marcas serão mantidas.

 

Prosus

As duas empresas partilham uma longa história: em 2019, a Prosus concorreu com a Takeaway.com  pela aquisição da britânica Just Eat, mas perdeu para a empresa de Jitse Groen. Curiosamente, a sua oferta de 6,4 mil milhões de euros pelo serviço de entrega de refeições britânico foi muito superior ao montante que agora necessita para adquirir a combinação Just Eat Takeaway.com. Em 2022, a Prosus adquiriu a iFood, precisamente, da Just Eat Takeaway.

A Just Eat Takeaway está ativa em 17 mercados internacionais, desde a Austrália ao Canadá, na maior parte da Europa Ocidental e até na Ásia. Segundo a própria empresa, liga 61 milhões de clientes a mais de 356 mil parceiros locais.

 

Just Eat Takeaway

A Just Eat Takeaway também anunciou os seus resultados operacionais de 2024. O seu volume bruto de transações diminuiu 2% para 26,3 mil milhões de euros, uma queda causada principalmente pela América do Norte. Como resultado, as receitas do grupo também diminuíram 1% para 5,085 mil milhões de euros. Os lucros mostraram a tendência oposta: o EBITDA ajustado aumentou de 339 milhões para 460 milhões de euros, enquanto o prejuízo líquido diminuiu de 1,846 mil milhões para 1,645 mil milhões de euros.

Para 2025, a Just Eat Takeaway prevê uma queda no lucro bruto para cerca de 370 milhões de euros. O volume bruto de transações na Europa aumentará entre 4% e 8%, mas a empresa não faz previsões para o resto do mundo.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

moda compras online

Compras online de moda aumentam desde o Covid-19

Bricomarché folhetos digital

Bricomarché acelera transição digital e reduz significativamente a impressão de folhetos em papel