No próximo dia 4 de maio, o mundo do vinho volta a celebrar o Dia Internacional da Baga, um momento para enaltecer a casta-rainha da região da Bairrada.
Os sete produtores que integram os Baga Friends – Luís Pato, Filipa Pato, Quinta das Bágeiras, Quinta da Vacariça, Quinta de Baixo – Niepoort, Sidónio de Sousa e Vadio – abrem as portas das suas adegas e mostram a tradição e a qualidade dos vinhos da Bairrada. Esta é também uma oportunidade para os entusiastas de vinho conhecerem de perto o legado desta casta.
A cada primeiro fim-de-semana de maio, os sete produtores recebem todos os que quiserem conhecer os segredos que estão por detrás destes vinhos. Quem adquirir bilhete terá a oportunidade de circular livremente pelas adegas, entre as 10 e as 18 horas, sem necessidade de marcação, e assim desfrutar de degustações de vinhos, harmonizações com petiscos tradicionais da região e de falar com os produtores. A atmosfera do evento também se deve à heterogeneidade dos produtores, cada um tendo propostas diferenciadas e à medida das suas adegas e projetos.
Este ano, serão apresentados vinhos e colheitas novas das marcas mais conhecidas, mas também vinhos mais antigos, alguns esgotados ou já sem distribuição. Para Filipa Pato, a edição de 2024 será o momento para abrir aos visitantes as portas da sua recém-inaugurada adega. A Quinta das Bágeiras, que está a celebrar 35 anos, aproveita para assinalar a data e Luís Pato terá uma organização de festas para vender bifanas no local.
Neste mesmo dia à noite, o grupo de produtores amigos da Baga estarão presentes num jantar de harmonização da Baga com um menu do Rei dos Leitões, parceiro do evento, que pensou os pratos a combinar com cada vinho.
Casta
A casta Baga, que em tempos era exemplo de vinhos mais difíceis e pouco apelativos de beber enquanto jovens, tornou-se uma casta procurada e valorizada, fruto de um trabalho conjunto dos produtores da região. Juntos, os Baga Friends têm mais de 70 hectares de Baga plantados, o que representa quase metade das suas áreas totais de vinha. “Este grupo já fez imenso pela Baga. A casta está definitivamente na moda e aqueles que há anos criticavam a Baga, hoje, acham que é o máximo. Isso traduz o trabalho dos Baga Friends”, revela Luís Pato.
De facto, hoje, a Baga é uma casta cada vez mais reconhecida internacionalmente com o potencial de produzir grandes vinhos de Portugal, vinhos de guarda, mas também vinhos de consumo mais imediato, o que não acontecia há alguns anos. A versatilidade da Baga tornou-se possível também graças ao trabalho que muitos produtores da região, e nomeadamente os Baga Friends, souberam levar a cabo, estudando os seus solos, parcela a parcela, vinificando cada uma de melhor forma, para obter os melhores vinhos possíveis. “Aqui cada um trabalha a Baga à sua maneira, com a sua identidade e com a sua abordagem própria. O segredo do nosso sucesso é esse mesmo: revelar que é através da soma do todo que conseguimos revelar a excelência desta casta a nível mundial”, frisa Paulo Sousa.
Baga Friends
Foi em 2012 que um grupo de produtores da Bairrada se uniu para criar uma associação sem fins lucrativos de promoção da casta-rainha da região em todo o mundo, mas a ideia deste grupo havia nascido antes, em 2009. Dez anos depois da criação da associação, em 2022, os Baga Friends criaram o Dia Internacional da Baga, comemorado anualmente no primeiro sábado do mês de maio, abrindo as suas adegas com programas diversificados ao longo do dia.
O trabalho dos produtores dos Baga Friends estende-se além-fronteiras e contribui para o reconhecimento da qualidade dos vinhos de Portugal no mundo.