Oiça este artigo aqui:
A DHL Supply Chain anunciou um investimento de 550 milhões de libras (637 milhões de euros) para expandir as suas infraestruturas e acelerar a automação das operações no Reino Unido e na Irlanda. O foco está nos sectores de rápido crescimento, como o e-commerce, as ciências da vida e os cuidados de saúde.
Este investimento junta-se aos mil milhões de euros já aplicados em automação nos últimos três anos, com mais de 3.200 projetos de digitalização implementados no Reino Unido, Irlanda e região EMEA (Europa, Médio Oriente e África).
Até 2030, a DHL planeia aumentar significativamente a sua presença nestes dois mercados, utilizando a automação, a robótica e a digitalização como pilares estratégicos.
Robótica e automação nas operações
Através de parcerias estratégicas com empresas de tecnologia, a DHL está a intensificar o seu compromisso com o co-desenvolvimento, teste e expansão de soluções de robótica, indo além das relações tradicionais com fornecedores. Esta estratégia permitiu o investimento em dois mil robots, que trabalham em colaboração com os colaboradores da empresa no Reino Unido, Irlanda e região EMEA.
Atualmente, a DHL Supply Chain dispõe de mais de 750 robots de recolha assistida, fornecidos pelos parceiros estratégicos Locus Robotics e 6 River Systems, ativos em 18 locais na região. Recentemente, foi instalado o primeiro robot Stretch da Boston Dynamics para a descarga de contentores no Reino Unido.
Estes robots têm capacidade para descarregar até 700 caixas por hora, reduzindo significativamente o esforço físico dos profissionais de armazém e aumentando a produtividade em ambientes de alta rotação, como o e-commerce.
Nova unidade especializada em saúde
A apoiar a Estratégia 2030 do Grupo DHL, será inaugurada uma nova instalação da DHL Health Logistics em Derby. As instalações foram concebidas para apoiar o crescimento dos sectores das ciências da vida e dos cuidados de saúde, que deverão registar um crescimento de dois dígitos no Reino Unido nos próximos cinco anos, impulsionando a procura por capacidades logísticas especializadas.
As novas instalações contarão com áreas de cadeia de frio e salas limpas, desempenhando um papel fundamental na rede global da DHL Health Logistics.
Este plano de investimento reforça o papel do Reino Unido como uma das regiões mais importantes e estrategicamente significativas para a DHL Supply Chain. “Com uma longa experiência no comércio e na cadeia de abastecimento, o Reino Unido provou ser um centro logístico resiliente e adaptável, desempenhando um papel fundamental no comércio global, numa altura em que os padrões comerciais continuam a evoluir”, refere a empresa em comunicado.
Alinhamento com estratégia do Governo britânico
O anúncio surge num momento em que o Governo do Reino Unido apresenta a sua primeira Estratégia Comercial desde a saída da União Europeia, um contexto oportuno que reflete uma ênfase partilhada no reforço das redes de comércio global e no apoio a sectores de elevado crescimento, com o objetivo de desbloquear cinco mil milhões de libras em novas oportunidades para as empresas britânicas.
À medida que o Reino Unido procura reforçar a sua posição no comércio global, “o investimento contínuo da DHL em automação e infraestruturas no Reino Unido e na Irlanda alinha-se às estratégias para sectores de elevado crescimento e cadeias de abastecimento resilientes e preparadas para o futuro”, sublinha a empresa.