Desperdício Zero, Impacto Duplo
in

‘Desperdício Zero, Impacto Duplo’ regressa com ambição nacional para combater resíduos e desperdício alimentar

Oiça este artigo aqui:

A campanha nacional ‘Desperdício Zero, Impacto Duplo’ está de regresso para a sua segunda edição, reforçando a aposta numa abordagem integrada aos desafios ambientais e sociais em Portugal. A iniciativa, promovida pela ERP Portugal, pela marca portuguesa de eletrodomésticos Orima e pela Refood, arrancou no dia 1 de janeiro e prolonga-se até 5 de junho de 2026, Dia Mundial do Ambiente, com o objetivo de expandir a rede de recolha de pilhas e lâmpadas e, em simultâneo, apoiar o combate ao desperdício alimentar.

Depois de, na primeira edição, ter permitido a recolha de 1,6 toneladas de resíduos, a campanha regressa com uma ambição reforçada e alcance nacional, apostando na mobilização da sociedade para a correta gestão de resíduos perigosos e para a redução do desperdício alimentar, um problema estrutural no país.

Um duplo desafio ambiental e social

Os dados mais recentes da Eurostat indicam que cada português desperdiça, em média, mais de 180 quilos de alimentos por ano, colocando Portugal como o quarto país da União Europeia com maior taxa de desperdício alimentar. É neste contexto que a Refood assume um papel central, ao recuperar excedentes alimentares e transformá-los em refeições destinadas a famílias em situação de carência.

A campanha ‘Desperdício Zero, Impacto Duplo’ pretende, assim, sensibilizar para a urgência da redução do desperdício alimentar, enquanto promove o correto encaminhamento de resíduos perigosos, como pilhas e lâmpadas. Ao participar, os cidadãos contribuem para a proteção do ambiente e para o reforço da capacidade operacional da Refood no terreno.

Estamos muito contentes por lançar a segunda edição da campanha ‘Desperdício Zero, Impacto Duplo’, que é um testemunho do poder da colaboração entre a ERP Portugal, a Orima e a Refood para enfrentar desafios ambientais e sociais críticos”, afirma Rosa Monforte, diretora-geral da ERP Portugal. “Ao facilitar a recolha e reciclagem de pilhas e lâmpadas, estamos a gerar um verdadeiro impacto duplo, dando igual destaque à missão da Refood no combate ao desperdício alimentar”, acrescenta.

Recolha alargada e incentivos à participação

Para tornar a entrega de pilhas e lâmpadas mais acessível, os núcleos da Refood, distribuídos de norte a sul do país, vão funcionar como pontos de recolha entre as 18h00 e as 21h00. A ERP Portugal ficará responsável pela recolha e pelo encaminhamento adequado destes resíduos para reciclagem, assegurando o cumprimento das normas ambientais em vigor.

Como incentivo adicional, a Orima vai oferecer equipamentos de refrigeração novos e mais eficientes aos núcleos da Refood que recolherem maiores quantidades de resíduos. Esta medida visa reforçar a capacidade de armazenamento de alimentos da organização e melhorar a eficiência energética das suas operações.

A Orima tem como objetivo facilitar as tarefas domésticas e, simultaneamente, melhorar a qualidade de vida das famílias. Com a produção de eletrodomésticos mais eficientes, conseguimos ajudar a construir um futuro mais sustentável, mas também sensibilizar para a necessidade urgente de combater o desperdício alimentar”, sublinha Cecília Almeida, diretora de marketing da Orima.

Parcerias com impacto no terreno

Para Hunter Halder, presidente do Movimento Refood, esta parceria reforça a coerência da missão da organização. “A Refood transforma desperdício alimentar em nutrição para alimentar quem mais precisa e para promover o bem-estar de toda a comunidade. Estamos muito felizes por, uma vez mais, juntar esforços com a ERP Portugal e a Orima para reduzir a degradação do nosso meio ambiente”, afirma.

Ao aliar reciclagem de resíduos perigosos e combate ao desperdício alimentar, a campanha ‘Desperdício Zero, Impacto Duplo’ posiciona-se como um exemplo de ação colaborativa com impacto real, convidando os portugueses a fazer parte de uma solução que beneficia simultaneamente o ambiente e a sociedade.

Siga-nos no:

Google News logo

inteligência artificial

Dois em cada três portugueses já usam Inteligência Artificial, mas a falta de formação trava o impacto no trabalho

LG

LG apresenta UltraGear evo e redefine o gaming em alta resolução com upscaling 5K por IA