As vendas da Auchan Retail, em 2021, atingiram os 30,5 mil milhões de euros, o que representa uma queda de 1% face aos valores alcançados em 2020. França, que representa 53% das vendas totais, penalizou os resultados, ao cair 2,6 %, para 16,2 mil milhões de euros.
O decréscimo inclui uma redução de 2,2% nas receitas comparáveis e um impacto cambial negativo de 297 milhões de euros, relacionado com a depreciação de todas as moedas do leste europeu. Assim, excluindo o efeito da taxa de câmbio, o volume de negócios diminuiu 0,1%.
Quanto ao EBITDA, após cinco semestres consecutivos de crescimento, caiu ligeiramente para 1.498 milhões de euros (-3,9%). Em 2021, a queda do EBITDA é explicada pela sua descida em França (-8,3%) que foi, no entanto, contida graças ao fortalecimento do modelo económico nos últimos anos (mais 36% em dois anos) e parcialmente compensada pelo forte crescimento do EBITDA na Europa Ocidental (mais 6,8%) e na Europa de Leste (mais 4,5%).
“O ano de 2021 voltou a decorrer em condições sanitárias que tiveram um grande impacto na atividade económica das nossas lojas, em particular nos nossos hipermercados, em quase todos os nossos países. No entanto, tenho o orgulho de dizer que, embora a situação tenha sido difícil em França, a dinâmica ainda é positiva nos outros nove países“, afirma Yves Claude, presidente e CEO da Auchan Retail.
Portugal
O grupo foi impactado pelo fraco desempenho comercial de França e, em menor medida, pelo facto de Espanha e Portugal, que registaram um forte crescimento em 2020, terem um desempenho comparável desfavorável.
De acordo com o comunicado, em Portugal, o volume de negócios diminuiu, em 2021, devido às medidas sanitárias, no entanto, manteve-se acima considerando o período de dois anos. A Auchan Retail Portugal registou o seu 11.º ano consecutivo de crescimento dos proveitos.
Vendas online
Quanto às vendas online, a empresa continuou a avançar na sua estratégia omnicanal. Nesse sentido, o CEO da Auchan Retail destaca que 7,2% do volume de negócios está a ser gerado através da venda digital de alimentos, cerca de 2,1 mil milhões de euros, “o que coloca a Auchan Retail à frente de outros retalhistas”.
Em dois anos, as vendas digitais aumentaram 41%. Durante este período, os ganhos digitais em França aumentaram 25%, elevando a quota digital para 11%, e os outros países registaram contribuições cada vez mais significativas para o volume de negócios. Os formatos digitais representam 8% das vendas no Luxemburgo (+1 pp), 5% na Ucrânia (+3 pp), 4% na Rússia (+4 pp), 4% em Portugal (+2 pp) e 2% na Roménia (+2pp).