in

Dachser inicia entregas diárias com veículo 100% elétrico no Porto

O primeiro camião totalmente elétrico da Dachser Portugal já chegou ao Porto. A partir deste mês, o veículo 100% elétrico da marca irá percorrer as “artérias” da cidade. O projeto insere-se no modelo de distribuição da multinacional, Dachser Emission-Free Delivery, que permite realizar entregas sem emissões de gases poluentes, a nível local, numa área específica da cidade, neste caso, a Área Metropolitana do Porto.

Para assegurar esta forma de distribuição, a Dachser conta com o FUSO eCanter, o único camião 100% elétrico, com 7,5 toneladas, a ser produzido em grande escala. Com carga útil de 2,9 toneladas e com capacidade para 10 paletes, este veículo tem uma autonomia de cerca de 120 quilómetros.

“O modelo Dachser Emission-Free Delivery já ganhou um prémio federal de logística urbana sustentável, na Alemanha, e será lançado em 11 áreas metropolitanas europeias até ao final de 2022, sendo o Porto uma das primeiras cidades contempladas”, conta Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia na Dachser. Para o responsável, o operador logístico “está totalmente empenhado em contribuir para a proteção climática, procurando, ativamente, implementar uma estratégia focada na eficiência do consumo de energia, dos processos de produção e logística, promovendo, ainda, a inovação e a responsabilidade inclusiva”.

 

Distribuição mais consciente

O Dachser Emission-Free Delivery foi lançado em dezembro de 2018, num projeto-piloto na cidade de Estugarda, e contou, também, com o FUSO eCanter. Desde então, este modelo de distribuição sustentável para entregas de grupagem expandiu, estando, agora, também presente em Friburgo (Alemanha), Oslo (Noruega) ou, ainda, Praga (República Checa).

Até ao final do ano, serão 11 as áreas metropolitanas europeias a integrar esta rede “zero emissões”, sendo que, muito em breve, esta operação irá arrancar em Madrid (Espanha). A introdução deste modelo materializa uma série de medidas que a Dachser planeia implementar nos próximos anos, como parte de sua estratégia de proteção climática a longo prazo.

 

Serviços de distribuição sustentável

Com este conceito, o operador logístico assegura a entrega de mercadorias, com recurso apenas a veículos com zero emissões poluentes, a nível local, conseguindo, também, diminuir a poluição sonora nos centros urbanos. Para isso, a multinacional vai, ainda, expandir a sua frota de veículos “zero emissões”, adotando mais camiões elétricos e pontos de carregamento, encontrando-se a testar camiões movidos a hidrogénio.

Paralelamente, a Dachser está a redobrar os seus esforços para rentabilizar o espaço de carga, utilizando-o da forma mais eficiente possível. Acrescente-se que, desde o início do ano, o operador logístico compra apenas eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, num aumento da proporção de energia verde da empresa de 60% para 100%. Refira-se, também, que a multinacional já se encontra a instalar e a expandir os sistemas fotovoltaicos nas suas instalações logísticas e escritórios europeus.

Publicidade

CEPSA Texaco

Cepsa reforça parcerias na distribuição da marca Texaco

Lagartos Hacendado Mercadona

Biscoitos da Mercadona Portugal vendem já mais de 6.500 unidades por dia, em Espanha