China veículos elétricos
Foto: Shutterstock
in

Crescimento das exportações de veículos da China abrandará em 2025

Oiça este artigo aqui:

Espera-se que as exportações de veículos da China cresçam 5,8% para 6,2 milhões de unidades este ano, uma desaceleração em relação ao aumento de 19,3% registado em 2024, conforme dados da Associação Chinesa dos Fabricantes de Automóveis (CAAM) divulgados hoje.

A desaceleração nas exportações previstas contrasta com um ligeiro aumento nas vendas de veículos na China este ano, à medida que as políticas de incentivos prolongadas deverão impulsionar as vendas no maior mercado automóvel do mundo, reporta a Reuters.

 

Tarifas adicionais sobre os EVs chineses

A associação não forneceu uma divisão das estimativas de exportações por tipo de motor, mas referiu que as exportações de veículos elétricos caíram 10,4% no ano passado, enquanto as exportações de híbridos plug-in aumentaram 190%. Isso contrasta com um aumento de 80,9% nas exportações de veículos elétricos em 2023, enquanto as exportações de híbridos plug-in cresceram 47,8%, e aponta para o impacto das tarifas adicionais sobre os EVs fabricados na China, introduzidas pela União Europeia no final de outubro.

A China disse aos seus fabricantes de automóveis para suspenderem grandes investimentos em países europeus que apoiam tarifas adicionais sobre os EVs fabricados na China, informou a Reuters em outubro. Entretanto, os fabricantes de automóveis na China estão a mudar o foco para as exportações de híbridos para a Europa, como forma de contrariar as tarifas adicionais sobre os EVs.

 

Comércio interno

As vendas de veículos na China devem aumentar 4,7% para 32,9 milhões de unidades este ano, após um aumento de 4,5% em 2024, de acordo com a CAAM. A associação prevê uma desaceleração no crescimento das vendas de veículos de novas energias (NEVs), que incluem EVs e híbridos plug-in, para 24,4% em 2025, em comparação com 35,5% no ano passado.

A extensão dos subsídios para a troca de automóveis até 2025 é vista como um dos maiores impulsionadores para o crescimento, enquanto a fraca procura interna, a feroz concorrência e a crescente pressão externa deverão ter efeitos negativos no mercado automóvel, afirmou Xu Haidong, responsável da CAAM. Mais de 6,6 milhões de carros vendidos na China no ano passado beneficiaram de subsídios governamentais de até 2.800 dólares para a compra de NEVs e até 2.000 dólares para veículos com motores de combustão mais eficientes, segundo dados oficiais.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

A Vaca que ri Super Mario

A Vaca que ri junta-se ao Super Mario em novo passatempo

Auchan nutrição desportiva

Auchan lança nova gama focada em produtos para a nutrição desportiva