Oiça este artigo aqui:
A The Navigator Company está a cooperar com um conjunto de entidades para a implementação do projeto de “smart packaging” GELA, um rótulo à base de fibras de celulose que contribui para uma redução significativa do tempo necessário para refrescar bebidas no frigorífico.
Com a nova tecnologia GELA, desenvolvida pelo Laboratório Colaborativo AlmaScience, do qual a Navigator é um dos associados fundadores, 12 a 15 minutos é o tempo necessário para que uma bebida fique à temperatura ideal, um período cerca 50% menor ao obtido com os métodos convencionais que têm de lidar com a baixa condutividade térmica do vidro. “Trata-se de uma inovação que não só demonstra a viabilidade de soluções disruptivas para rótulos e embalagens com controlo térmico, como também abre caminho para futuras aplicações que envolvem a redução do tempo para congelamento de produtos”, indica a The Navigator Company em comunicado.
A tecnologia e a sua demonstração em protótipos para rotulagem está a ser desenvolvida ao abrigo da agenda From Fossil to Forest, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência e dos Fundos Next Generation EU. O consórcio, liderado pela The Navigator Company, conta com 27 parceiros em diferentes áreas de trabalho, entre os quais o Laboratório Colaborativo AlmaScience, que, além do GELA, é responsável pelo desenvolvimento de outras soluções para controlo de temperatura baseadas em celulose, em parceria com o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel e o Super Bock Group.
Investimento
Com um investimento global de 103 milhões de euros, dos quais 80 milhões se destinam a investimento produtivo e 23 milhões a investigação e desenvolvimento, a agenda From Fossil to Forest – Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil vem “confirmar e reforçar o valor acrescentado da floresta de eucalipto para a economia nacional”.
Através do conceito From Fossil to Forest, a The Navigator Company tem vindo a dinamizar um conjunto de iniciativas estratégicas, com vista ao desenvolvimento de bioprodutos alternativos ao plástico fóssil, provenientes de florestas plantadas de eucalipto globulus geridas de forma sustentável. Esta dinâmica levou ao lançamento, no final de 2020, de uma nova linha de produtos de embalagem, através da nova marca gKRAFT, com o objetivo de contribuir para acelerar a transição do uso do plástico para a utilização de fibras naturais, sustentáveis, recicláveis e biodegradáveis. Adicionalmente, tem permitido evidenciar a aptidão do eucalipto globulus em produtos diferenciadores na área dos papéis para o mercado de higiene e saúde, além de permitir explorar novas oportunidades de inovação e sustentabilidade em áreas como os “green fuels”.