Too Good To Go consumo responsável
in

Comissão Europeia lança consulta pública sobre futura Lei da Economia Circular

Oiça este artigo aqui:

A Comissão Europeia abriu a consulta pública e o consequente convite à apresentação de provas no âmbito da futura Lei da Economia Circular.

Este é considerado um passo significativo no processo de avaliação de impacto, permitindo à comissão recolher contributos de um amplo leque de partes interessadas, bem como do público em geral.

O objetivo é compreender melhor os estrangulamentos e oportunidades que se colocam à adoção mais alargada de um modelo económico circular na União Europeia.

 

Uma proposta estruturante para a economia europeia

Com adoção prevista para 2026, a futura Lei da Economia Circular visa acelerar a transição para uma economia mais circular, reforçando a segurança económica, a resiliência, a competitividade e os esforços de descarbonização da União Europeia.

Entre os seus principais objetivos, destacam-se a criação de um mercado único para matérias-primas secundárias, o aumento da oferta de materiais reciclados de elevada qualidade e o estímulo à procura desses materiais no mercado europeu.

A proposta surge na sequência de várias recomendações institucionais e estratégicas, incluindo os relatórios Letta e Draghi, a Declaração de Antuérpia da indústria, a Declaração de Budapeste do Conselho Europeu e pareceres do Parlamento Europeu.

 

Alinhamento com as prioridades estratégicas da União Europeia

A Lei da Economia Circular insere-se na ambição expressa no Compasso para a Competitividade e no Pacto Industrial Limpo, reforçando o objetivo de tornar a União Europeia líder mundial da economia circular até 2030, bem como duplicar a taxa de circularidade da economia europeia.

Esta consulta pública servirá também para assegurar a coerência com outras iniciativas-chave, como a Estratégia para o Mercado Único, o Plano de Ação para o Aço e os Metais e a aplicação da legislação ambiental já aprovada, nomeadamente o regulamento relativo à conceção ecológica de produtos sustentáveis, o regulamento relativo a embalagens e resíduos de embalagens e a Lei das Matérias-Primas Críticas.

 

Contributos abertos até novembro

Todas as partes interessadas, incluindo cidadãos, empresas, associações, organizações não governamentais e autoridades públicas, são convidadas a participar na consulta pública através do portal Have Your Say, da Comissão Europeia. O período de resposta está aberto até 6 de novembro de 2025.

Siga-nos no:

Google News logo

cerveja

Produção de cerveja na União Europeia atinge 34,7 mil milhões de litros em 2024, com forte crescimento na categoria sem álcool

Jerónimo Martins lucro

Jerónimo Martins com lucro de 269 milhões de euros no primeiro semestre