Oiça este artigo aqui:
A Clarins reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade ao obter a certificação B Corp – um selo de referência internacional que distingue o desempenho social e ambiental das marcas Clarins e myBlend.
Mais do que o reconhecimento dos compromissos sustentáveis da marca, a certificação B Corp obtida por um período de três anos, consolida a abordagem que a Clarins segue desde a sua fundação em 1954: a procura da excelência, aliando a inovação, a transparência e a vontade de criar um impacto positivo na sociedade e no planeta.
Certificação B Corp
Reconhecido mundialmente, o selo B Corp certifica organizações que conciliem o desempenho económico com a responsabilidade social e ambiental, razão pela qual apenas menos de 2% das organizações certificadas são organizações de grande dimensão.
Segundo Virginie Courtin, diretora geral do Grupo Clarins: “obter o selo B Corp é motivo de grande orgulho coletivo para todas as equipas da Clarins que, diariamente, se empenham na excelência em matéria de desenvolvimento sustentável. Este é um reconhecimento que nos obriga e motiva a ir ainda mais longe. A Clarins é uma empresa familiar há três gerações e está profundamente consciente da importância do legado. A certificação B Corp está totalmente alinhada com esta convicção de que somos responsáveis pelas gerações futuras, e este selo representa um compromisso profundamente enraizado na nossa história. Mais motivados do que nunca por esta certificação, continuaremos a inovar e a procurar soluções cada vez mais positivas e regenerativas, de forma a evoluir para um modelo de negócio cada vez mais responsável, que responda às expectativas dos nossos clientes, colaboradores e do planeta”.
Um dos fatores determinantes para a obtenção do selo B Corp é a excelência em matérias de desenvolvimento sustentável e neste campo os Domaines Clarins desempenham um papel fundamental. É através destes terrenos em França, que a Clarins semeia o empenho no cultivo sustentável de plantas destinadas a servir como ingredientes presentes nos seus produtos. Com a aquisição de 15ha do Domaine de Serraval, na região da Alta Saboia nos Alpes Franceses, a Clarins fornece aos seus laboratórios cerca de 2,5 toneladas de plantas anualmente e estende agora esta produção com a aquisição de um novo Domaine, em Sainte-Colombe, Gard, no Sul de França, de 115ha.
Com dois Domaines que totalizam cerca de 130ha, e beneficiam de solos notáveis e microclimas distintos – um montanhoso e um mediterrânico – que ampliam o leque de ingredientes, a Clarins materializa o seu investimento na agricultura biológica regenerativa e a ambição de ter uma produção 100% rastreável e biológica, como afirma Christian Courtin, Diretor Geral da Holding Famille C , “acima de tudo, é a qualidade das matérias-primas que faz a qualidade dos produtos.”
Clarins T.R.U.S.T.
A Clarins anunciou a nomeação de Arizona Muse, conceituada modelo americana, ativista ambiental e fundadora da organização de caridade DIRT, como primeira embaixadora global de Responsabilidade Social Corporativa da marca, função que visa defender a agricultura regenerativa e a saúde dos solos.
Fruto desta colaboração, Arizona Muse assume-se enquanto porta-voz das principais ações sociais e ambientais da Clarins, destacando na sua narrativa os compromissos mais importantes da marca, como a obtenção responsável de ingredientes e a total transparência quanto à sua origem, métodos de cultivo e fabrico dos produtos, assegurada graças à plataforma de rastreabilidade Clarins T.R.U.S.T.
A Clarins T.R.U.S.T. é uma plataforma de rastreabilidade pioneira, baseada em tecnologia blockchain, que garante o compromisso da marca com a beleza transparente. Esta ferramenta destaca a qualidade e segurança dos produtos Clarins, bem como o selo Made in France e a eco-responsabilidade dos ingredientes utilizados – fator cada vez mais valorizado, sobretudo pelos consumidores mais jovens.



