O Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2019 foi eleito o Melhor Vinho a Concurso no evento onde a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) premiou 44 vinhos da região. O evento contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
A Gala do XIV Concurso Os Melhores Vinhos do Dão realizou-se dia 7 de julho, no Parque Urbano de Tondela, onde foram atribuídas seis medalhas de platina e 38 de ouro.
Numa prova com 170 amostras de 37 produtores, o vinho Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2019 foi grande vencedor da noite, conquistando o prémio Melhor Vinho a Concurso e ainda medalha de platina.
Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, refere que “esta prova contou com vinhos de grande qualidade e elegância, que representam de forma exímia o terroir da região”, acrescentando ainda que “a dedicação e paixão dos produtores tem sido um grande orgulho para o Dão, que tem conquistado um posicionamento cada vez maior no mercado nacional e externo”.
Conquistaram, também, medalha de platina os vinhos Conciso Branco 2018, Cabriz Biológico Tinto 2019, Casa da Passarella O Fugitivo Rosado 2022, Villa Oliveira Touriga Nacional 2018 e Maria João Espumante Grande Cuvée Branco 2015. O júri, constituído por enólogos, sommeliers e críticos e presidido por Beatriz Machado, provou 170 referências nas categorias de vinhos brancos de lote, vinhos tintos de lote, vinhos varietais e espumantes.
O Concurso Os Melhores Vinhos do Dão realiza-se há 14 anos consecutivos e tem como objetivo distinguir a excelência produzida na região. A edição deste ano contou com o apoio Câmara Municipal de Tondela, no âmbito da oitava edição de Tondela Brancos Dão.