O Carrefour anunciou a intenção de adquirir a totalidade da sua subsidiária brasileira, o Carrefour Brasil, ao comprar as ações dos acionistas minoritários.
Atualmente, o grupo francês detém 67,4% da filial e planeia adquirir os 32,6% restantes, retirando assim a empresa da Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
Para concretizar esta operação, o Carrefour propôs três opções aos acionistas minoritários: a oferta em dinheiro de 7,70 reais por ação, uma ação do Carrefour por cada 11 ações do Carrefour Brasil ou uma opção mista, com a combinação de dinheiro e ações.
A Península Participações, que detém aproximadamente 7% do Carrefour Brasil, já manifestou apoio à transação, optando pela troca de ações.
Importância estratégica
De acordo com o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, o Brasil central para a estratégia do grupo, pelo que a aquisição total da filial brasileira visa melhorar a eficiência operacional e reforçar as ambições de crescimento no país.
Nos últimos anos, o Carrefour expandiu significativamente a sua presença no Brasil através de aquisições, incluindo a Makro em 2020 e o Grupo BIG em 2022.
A conclusão da transação está sujeita à aprovação dos acionistas minoritários numa assembleia geral extraordinária prevista para o segundo trimestre. Se aprovada, a operação deverá ser finalizada até ao final desse trimestre.