Oiça este artigo aqui:
O cabaz alimentar monitorizado pela DECO PROteste custa esta semana 241,83 euros, o que representa um aumento de 54,13 euros face a janeiro de 2022, altura em que a associação iniciou a monitorização sistemática dos preços dos bens alimentares essenciais. Em termos percentuais, trata-se de uma subida de 28,84% em quatro anos, com impacto direto no orçamento das famílias portuguesas.
Comparando com o mesmo período do ano passado, a 8 de janeiro de 2025, o cabaz composto por 63 produtos está 2,69 euros mais caro, o que corresponde a um aumento de 1,12% num ano.
Ovos e café lideram aumentos no último ano
Entre janeiro de 2025 e janeiro de 2026, os ovos e o café torrado moído foram os produtos com maiores aumentos de preço. Uma meia dúzia de ovos custa agora 2,12 euros, mais 51 cêntimos do que há um ano, o que representa uma subida de 32%. Já uma embalagem de 250 gramas de café torrado moído passou a custar 4,51 euros, mais 82 cêntimos do que em janeiro de 2025, um aumento de 22%.
Além destes produtos, registaram-se também subidas significativas, em termos percentuais, no robalo (mais 21%), no carapau (mais 19%) e nos brócolos (mais 16%), quando comparados com os preços praticados há um ano.
Analisando apenas o período mais recente, entre o final de 2025 e o dia 7 de janeiro de 2026, os produtos que mais aumentaram de preço foram os flocos de cereais (mais 24%), a maçã Golden (mais 13%) e os medalhões de pescada (mais 7%).
No entanto, é na análise de longo prazo que se percebe melhor a dimensão do aumento do custo de vida. Desde janeiro de 2022, os maiores aumentos percentuais verificaram-se na carne de novilho para cozer, cujo preço quase duplicou (mais 97%), nos ovos (mais 85%) e no bife de peru (mais 66%). Recorde-se que em fevereiro de 2022 deu-se o início da invasão da Rússia à Ucrânia, contexto que marcou uma forte instabilidade económica e energética a nível europeu.
Cabaz alimentar
O cabaz inclui Carne, Congelados, Frutas e Legumes, Laticínios, Mercearia e Peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como Peru, Frango, Carapau, Pescada, Cebola, Batata, Cenoura, Banana, Maçã, Laranja, Arroz, Esparguete, Açúcar, Fiambre, Leite, Queijo, Manteiga, entre muitos outros.


