in

Bruxelas vai multar McDonald’s por não pagar impostos

A gigante McDonald’s está a enfrentar uma multa multimilionária pelas autoridades europeias por ter evitado milhões de dólares em impostos através do Luxemburgo, conforme relatado pela Bloomberg, citando fontes próximas à investigação.

Margrethe Vestager, comissária responsável pela concorrência, já advertiu no verão passado, depois de impor uma multa de 13 mil milhões de euros à Apple, que a Amazon e a McDonald’s eram as próximas na linha de multas. Na verdade, a McDonald’s já anunciou a deslocalização da sua sede fora dos Estados Unidos da América para o Reino Unido.

O objetivo de Bruxelas é de que a investigação e, portanto, a sanção esteja pronta antes de agosto, quando as instituições encerram para férias. No momento, não há dados sobre o possível montante da coima ou a quantidade de impostos não pagos a partir da qual acusam McDonald’s. Vários grupos de consumidores e sindicatos europeus estimam em mais de 1.000 milhões de euros anuais, entre 2009 e 2013, como a quantidade evitada.

RadioShack regista segunda falência em 24 meses e fecha 200 lojas

Novo regulamento restringe utilização de drones