in

Brasmar Group conquista a 3.ª estrela Lean & Green

Brasmar Group Lean & Green

Oiça este artigo aqui:

A GS1 Portugal atribuiu à Brasmar Group, referência nacional no setor alimentar de produtos do mar com presença direta em oito países, a 3.ª estrela Lean & Green, distinguindo reduções comprovadas de emissões de CO2e na logística e no transporte.

O reconhecimento, validado por medições e auditoria independente, reflete ganhos na eficiência da cadeia de frio, na otimização de transportes e na gestão responsável de energia e recursos.

Receber a 3.ª estrela Lean & Green é a confirmação de um trabalho contínuo que tem vindo a ser feito ao longo destes 22 anos”, refere Sérgio Reis, CEO do Brasmar Group. “Este reconhecimento vem reforçar a nossa ambição de evoluir com responsabilidade. A descarbonização, especialmente no nosso setor, exige rigor, perseverança e cooperação. Queremos continuar a reduzir, consistentemente, a pegada carbónica, preservando os ecossistemas marinhos e mantendo intacta a confiança dos clientes”.

O Brasmar Group é um exemplo de liderança responsável numa cadeia de frio exigente”, afirma Paulo Gomes, diretor-geral da GS1 Portugal. “Mostra que eficiência logística, qualidade e sustentabilidade podem caminhar juntas, tornando-se referência e inspiração para o setor. É este padrão de excelência que o Lean & Green procura promover: colaboração, medição rigorosa e inovação ao serviço da descarbonização”.

 

Lean & Green

O Lean & Green é um programa global de aceleração da descarbonização logística, coordenado em Portugal pela GS1 Portugal, que reúne atualmente mais de 650 organizações no mundo inteiro. Trata-se do único esquema de certificação que distingue empresas que implementam planos de redução de CO2e na logística e no transporte com objetivos claros, dados robustos e verificação por auditoria independente, cobrindo toda a cadeia de abastecimento e tendo como objetivo a neutralidade carbónica.

Alinhado com o Acordo de Paris e com a meta de limitar o aquecimento global a 1,5ºC, esta certificação assenta no reconhecimento de avanços consistentes. A atribuição é feita através de estrelas Lean & Green em função da percentagem de redução comprovada. A 1.ª estrela obtêm-se quando se atinge, pelo menos, 20% num período de cinco anos, sendo que as seguintes pressupõem metas mais exigentes. Esta lógica de progressão incentiva uma melhoria contínua e sustentável, tendo sido reconhecida pela Comissão Europeia como uma boa prática para a descarbonização no setor da logística.

Em Portugal, atualmente, a iniciativa conta com 36 empresas que procuram, ano após ano, definir metas de descarbonização concretas, com base em dados fiáveis e ações verificadas. O Lean & Green afirma-se, assim, como um catalisador essencial para a transformação sustentável da logística.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Escolha do Consumidor passagem de ano

Passagem de ano: maior parte dos portugueses vai celebrar em casa com a sua família (65%) ou com amigos (13%)

Hiscox inteligência artificial

Quase metade das PME’s portuguesas sofreu ciberataques relacionados com IA no último ano