Segundo dados da Kantar Worldpanel, as vendas de bens de grande consumo (FMCG) na China cresceram 4,6%, no segundo trimestre, em comparação com o ano passado. Desempenho que excede o crescimento registado no primeiro trimestre, que foi de 2%.
A distribuição moderna também cresceu 1,4% no segundo trimestre, em contraste com o declínio de 0,5% registado no primeiro.
Em relação às regiões, o desempenho foi melhor nas cidades de este e oeste do que nas do norte e sul. Assim, esta região cresceu 2,8%, principalmente devido à evolução significativa da Sun-Art Group e Walmart, enquanto que o crescimento na região oeste foi de 3,6%, impulsionado principalmente pela Walmart e Yonghui.
Os dados da Kantar Worldpanel sugerem que o comportamento da Walmart tem sido “relativamente estável em 2016“, com um aumento de quota de mercado em 0,3 pontos, no último trimestre. No entanto, outros retalhistas internacionais, como Carrefour, Tesco e Lotus, continuam a perder peso.
Em relação aos operadores chineses, os que têm crescido mais são Sun-Art Group e Yonghui. O primeiro tem continuado a desenvolver as suas lojas e abrindo novas, com um crescimento particularmente forte na região este, e aumentou a sua quota de mercado para se situar em 16%. Enquanto isso, a Yonghui consolidou a sua posição como o quinto retalhista no país, com um crescimento tanto em penetração como em tamanho de cesta.


