Navigator
in

BEI financia Navigator com 40 milhões de euros para acelerar descarbonização e inovação sustentável

Oiça este artigo aqui:

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a The Navigator Company assinaram um acordo de financiamento no valor de 40 milhões de euros, destinado a acelerar o plano de descarbonização da empresa portuguesa e apoiar o desenvolvimento da nova fábrica de embalagens de celulose moldada, em Aveiro.

Este montante corresponde à primeira tranche de um empréstimo total de 80 milhões de euros aprovado pelo BEI e enquadra-se nas prioridades europeias de ação climática, bioeconomia e transição energética.

Investimento alinha-se com a neutralidade carbónica

Os fundos irão apoiar a implementação de tecnologias de produção de baixo carbono nas unidades industriais de pasta, papel e embalagem da Navigator em Portugal. Entre os investimentos previstos estão a conversão de fornos de cal para utilização de biomassa, a instalação de novas caldeiras e turbinas de cogeração, bem como a construção de centrais fotovoltaicas para reforçar o uso de energia renovável.

O projeto inclui ainda a fábrica pioneira em Aveiro, dedicada à produção de embalagens de celulose moldada a partir de pasta de eucalipto, uma alternativa sustentável ao plástico de origem fóssil.

Segundo o BEI, o financiamento contribuirá para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, aumentar a eficiência energética e apoiar a inovação limpa no setor industrial português.

Projeto integra programa europeu TechEU

O investimento insere-se no programa TechEU, do Grupo BEI, que visa mobilizar 250 mil milhões de euros até 2027 para promover a inovação e a competitividade europeia. A iniciativa apoia projetos em áreas como as tecnologias limpas (cleantech), a digitalização e a transição verde.

Este projeto é um excelente exemplo de como o BEI pode apoiar as empresas no seu caminho rumo à neutralidade carbónica, ao mesmo tempo que promove a inovação e reforça a competitividade”, afirmou Jean-Christophe Laloux, diretor-geral das Operações de Financiamento e Consultoria na UE do BEI.

Navigator reforça compromisso com finanças sustentáveis

Para Fernando Araújo, administrador executivo da Navigator, este acordo representa “mais um passo numa relação duradoura com o BEI”, reforçando o compromisso da empresa com as finanças sustentáveis e com uma gestão financeira equilibrada e previsível.

Com esta operação, a Navigator reforça o seu compromisso com as finanças sustentáveis, consolidando simultaneamente a estrutura da sua dívida. O perfil de reembolso encontra-se devidamente escalonado, refletindo a robustez financeira da empresa e a sua credibilidade nos mercados”, sublinhou o gestor.

Apoio ao plano REPowerEU e à bioeconomia

O empréstimo agora assinado integra o programa InvestEU, que garante operações de financiamento alinhadas com o plano REPowerEU, a estratégia europeia que visa reduzir a dependência de combustíveis fósseis e acelerar a transição energética.

A operação contribui também para as prioridades estratégicas do BEI em matéria de ação climática, sustentabilidade ambiental e bioeconomia, áreas centrais do Roteiro Estratégico 2024-2027 do banco europeu.

Este financiamento complementa acordos anteriores entre as duas entidades — o mais recente, em 2023, envolveu um empréstimo de €115 milhões para apoiar projetos de descarbonização industrial da Navigator.

Siga-nos no:

Google News logo

Izidoro saúde mental

O Mentalista: a campanha da Izidoro e do Manicómio dedicada à saúde mental

Bíblia do Gin

“Bíblia do Gin” chega a Portugal com edição dedicada aos gins nacionais