in , , , , , , ,

Banco de Portugal antecipa o maior crescimento desde o início do século

O Boletim Económico divulgado pelo Banco de Portugal (BdP) prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 2,5% este ano, a maior taxa de crescimento deste século, igual à que foi atingida em 2007.

O banco central justifica esta revisão com o dinamismo das exportações e investimento. As taxas de crescimento previstas para os próximos dois anos também foram revistas em alta, também devido ao maior dinamismo do investimento e das vendas ao exterior. “Antecipa-se uma forte aceleração das exportações de bens e serviços em 2017 e um crescimento robusto nos dois anos seguintes, com ganhos adicionais de quota de mercado”.

O BdP assinala que não há apenas melhorias no enquadramento internacional, que permite mais vendas, mas também ganhos de quotas de mercado por parte das empresas exportadoras nacionais.

O banco central projeta um crescimento de 2% em 2018 e de 1,8% no ano seguinte, o que significa que, em 2019, “o nível do PIB português deverá superar o observado antes da crise financeira internacional”.

O crescimento previsto para este ano e para os próximos é superior ao que se espera que ocorra no conjunto da Zona Euro, o que significa o reinício da convergência com os países da moeda única, um processo que foi interrompido no início do século.

Marca branca: o paradoxo do contra-ciclo

Heineken é a primeira marca de bebidas no botão Amazon Dash