A Auchan Retail Portugal deu início à integração das lojas Minipreço no seu portefólio com a reabertura de cinco espaços na Grande Lisboa, agora sob as insígnias Auchan Supermercado e My Auchan.
Este projeto piloto marca o arranque de uma transformação que culminará em 2025, com a unificação de toda a operação sob a marca Auchan.
Primeiras lojas reabertas
As lojas Minipreço da Graça, Tires, Lumiar, Baixa da Banheira e Rinchoa voltaram a abrir ao público, agora com o selo Auchan.
A loja da Graça destaca-se pela introdução de uma zona de take-away com refeições prontas, sandes, wraps e um “coffee corner” além de uma secção A minha saúde, que disponibiliza produtos de bebé, suplementos e medicamentos. Frescos, padaria e uma seleção de produtos 100% nacionais complementam a oferta.
A loja de Tires inclui um balcão de talho com opções criativas e rápidas, a zona Sabores do Mundo e áreas dedicadas à saúde e bem-estar.
Já as lojas a reabrir no Lumiar, Baixa da Banheira e Rinchoa vão reforçar o posicionamento da Auchan no mercado com a introdução de produtos exclusivos da marca e promoções atrativas para membros do Clube Auchan.
Plano estratégico até 2025
A reabertura destas cinco lojas marca o início de um plano estratégico da Auchan Retail Portugal, que culminará em 2025 com a unificação de toda a rede Minipreço e Auchan. O objetivo é criar uma experiência consistente em todas as lojas, com “a mesma oferta, atendimento e clube de fidelização e preços que, em média, chegam a ser 12% mais baixos”, indica a Auchan.
Com este movimento, a Auchan visa consolidar-se como um dos principais retalhistas no país, reforçando o formato de proximidade e apostando no franchising para expandir ainda mais a sua operação.
Crescimento significativo após aquisição do Minipreço
A transformação começou com a aquisição do Grupo Dia em Portugal, em abril de 2024, num negócio avaliado em 155 milhões de euros. Este movimento aumentou a presença da Auchan de 100 para 583 lojas físicas, 30 gasolineiras, quatro armazéns e duas lojas digitais.
A integração das lojas Minipreço permitiu à Auchan alcançar uma quota de mercado de 7%, posicionando-se como o quarto maior retalhista alimentar em Portugal, a par do Intermarché e atrás de gigantes como Continente, Pingo Doce e Lidl.
Para modernizar a nova rede, a Auchan anunciou um investimento adicional de 100 milhões de euros ao longo de três anos.