Oiça este artigo aqui:
Nelas recebeu a quarta edição do Prémio Nacional do Enoturismo, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) que distinguiu as melhores empresas, práticas e projetos do sector em Portugal. A cerimónia premiou a alentejana Fitapreta com o galardão de Melhor Enoturismo de Portugal.
Foi na Quinta do Castelo, em Nelas, no coração da região do Dão, que as melhores empresas, práticas e projetos de enoturismo viram o seu trabalho reconhecido. Com um elenco de luxo, em que a radialista Joana Cruz foi a anfitriã da cerimónia e os HMB animaram a plateia, os vencedores foram subindo ao palco para receber os prémios das 15 categorias: Fitapreta (Melhor Enoturismo de Portugal), Cave Lusa (Melhor Enoturismo Urbano), Luísa Rebelo da Torre de Palma (Melhor Profissional), Monverde Wine Experience Hotel da Quinta da Lixa (Melhor Estadia), Quinta do Quetzal (Melhor Restaurante), David Jesus do L’AND Vineyards (Melhor Chef de Cozinha), Sílvia Gomes do WOW (Melhor Sommelier), Sala Vintage da Quinta da Vacaria (Melhor Sala de Provas), Pipadouro (Melhor Empresa de Turismo), Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito (Melhor Projeto Inclusivo), Herdade da Malhadinha Nova (Melhor Projeto Sustentável), Quinta da Aveleda (Melhor Loja), Quanta Terra (Melhor Arte e Cultura), Yon Wine (Melhor Inovação e Tecnologia) e Ventozelo Hotel & Quinta (Melhor Hospitalidade).
Além deste reconhecimento aos profissionais e projetos de enoturismo, a APENO ainda distinguiu com prémios de mérito e incentivo Andreia Freitas, da Quinta do Crasto; Eduardo Ferreira, da Lavradores de Feitoria, Susana Pinho, da Quinta Nova da Nossa Senhora do Carmo, e Zélia Reis, da Symington.
“Superámos as expectativas”
Do painel de mais de 250 jurados fizeram parte reconhecidos jornalistas do vinho e do turismo, entidades oficiais do sector, chefs de cozinha e sommeliers e ainda os associados da APENO. Enquanto os organismos oficiais votaram em diferentes regiões da sua, os profissionais do sector e os associados votaram em pessoas e projetos alheios.
“Mais uma vez, penso que superámos as expectativas. A nossa gala anual não é uma simples noite de entrega de prémios, é também um momento de reencontro e de bom convívio entre todos os profissionais do sector. Desta vez, estivemos no coração da região do Dão, em Nelas, e o objetivo é levar esta festa a todas as regiões do país. Queremos melhorar de ano após ano, o que se torna um enorme desafio, que temos vindo a superar sempre. Num ambiente elegante e diferenciador, tentamos acolher os nossos convidados de forma descontraída e divertida para que se sintam bem, parte desta festa, que é, afinal, de todos nós“, disse Maria João de Almeida, presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO).
Com o main sponsor da Ageas Seguros e com a NiT como media partner, o Prémio Nacional do Enoturismo contou ainda com os patrocínios da Câmara Municipal de Nelas, da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal, da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão e ainda de empresas como o Grupo Amorim, Schott Zwiesel;,Alug’Aqui, Gifts4Wine, Viagens Abreu, Biosphere e MCoutinho. Por último, contou também com o apoio institucional do Instituto da Vinha e do Vinho.



