O Aldi quer continuar a abrir novas vias comerciais para atingir diferentes tipos de consumidores. Para isso, lançou um novo formato de loja focado na conveniência, de tamanho mais reduzido e com inovações no layout.
A subsidiária suíça, pertencente à divisão Aldi Süd, protagonizou uma estreia mundial para a empresa alemã com o lançamento de um novo conceito de loja, cujo primeiro ativo foi aberto na cidade de Lausanne. É a menor loja Aldi em todo o mundo, com apenas 240 metros quadrados, metade do seu espaço mais pequeno até a data (500 metros quadrados), localizado em Frankfurt (Alemanha), e quatro vezes mais pequena do que a superfície padrão da cadeia.
Apesar das dimensões exíguas, o estabelecimento oferece quase mil referências – as lojas Aldi geralmente acomodam um 1.300 -, entre as quais estão incluídas sandes, saladas prontas para comer, sushi, pães, leite, água mineral, sumos, cafés, chás, massas, frutas frescas e vegetais. Categorias promocionais, como moda ou eletrónica, desapareceram dos lineares.
Esta abundância de oferta é possível graças ao novo layout, que dispôs os checkouts no centro, com os funcionários a trabalhar de pé, conforme relatado pelo site alemão Computer Bild.
A nova loja, que emprega 20 pessoas, está num centro de transportes públicos na cidade de Lausanne, entre a estação de metro e de comboios locais e de longa distância. O compromisso com a conveniência também pode ser visto no seu extenso horário comercial: abre todos os dias (mesmo nos fins de semana) das 5h30 à meia noite. “Estamos convencidos de que esta loja localizada numa estação é ideal para os viajantes e passageiros, já que podem fazer compras confortavelmente e sem desvios“, disse o CEO do Aldi Suíça, Timo Schuster.
Atualmente, a empresa opera 198 pontos de venda no mercado helvético.