in

Alberto Ribeiro de Almeida eleito presidente da Comissão III da OIV

GS1 Portugal rotulagem vinhos
Foto Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

Na última assembleia geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), realizada em Dijon, no dia 18 de outubro de 2024, Alberto Ribeiro de Almeida foi eleito presidente da Comissão III, responsável pelas áreas de Economia e Direito.

Esta eleição destaca-se num ano especial para a OIV, que celebra o seu 100º aniversário de atividade, tendo sido fundada em 1924. Portugal é um dos membros fundadores desta prestigiada organização intergovernamental que integra um total de 51 Estados membros.

 

Alberto Ribeiro de Almeida

Alberto Ribeiro de Almeida é atualmente o coordenador do Gabinete Jurídico do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP).

Esta eleição representa uma honra para o organismo e para o país, dado o profundo conhecimento de Ribeiro de Almeida nas matérias de direito e economia aplicadas ao sector. Este será um momento decisivo para acompanhar as importantes transformações em curso na fileira do vinho, uma vez que a presidência da Comissão está entregue a uma figura de reconhecido mérito, com vasta experiência e domínio da legislação nacional e europeia”, refere Gilberto Igrejas, presidente do IVDP.

Alberto Ribeiro de Almeida “tem desempenhado uma função de primordial importância, para o sector nacional e europeu, como Coordenador do Grupo de Peritos Nacionais de Economia e Legislação da CNOIV e como Presidente, nos últimos 2 anos, do Grupo de Peritos “Law and Consumer Information (DROCON) da OIV. A sua eleição é mais um marco assinalável da presença e do contributo notáveis de Portugal junto desta organização”, comentou o delegado nacional da OIV, Bernardo Gouvêa.

 

OIV

A OIV é uma organização de referência no sector vitivinícola a nível global, dedicada à promoção de boas práticas e ao desenvolvimento harmonioso da indústria do vinho, ao nível técnico, científico e jurídico. A sua atuação abrange uma série de atividades como o acompanhamento das evoluções no mercado internacional do vinho e a proposta de normas e recomendações que orientam os Estados membros.

Com esta eleição, Alberto Ribeiro de Almeida reforça a posição de Portugal na liderança das discussões globais em torno das questões económicas e jurídicas ligadas ao sector do vinho, num contexto de grande dinamismo e mudança no cenário vitivinícola mundial.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Jameson Black Barrel

Jameson Black Barrel apresenta nova imagem

Free2move eSolutions ChargeGuru carregamento

Free2move eSolutions e ChargeGuru unem forças para acelerar a mobilidade elétrica na Europa