O projeto “Tudo começa por dentro” reúne especialistas das áreas da alimentação, sono, stress, atividade física e digestão e responde à realidade registada no estudo desenvolvido pela Activia sobre o retrato da saúde digestiva dos portugueses.
Juntamente com a Markest e os especialistas Ana Bravo (alimentação), Filipa Jardim da Silva (sono), Rui Pinto (digestão), Sofia Castro Fernandes (stress) e Sofia Veiga (atividade física), a marca fez um estudo para traçar o retrato da saúde digestiva em Portugal, tentando perceber como se caracteriza, mas também como a entendem os portugueses e quais os indicadores mais proeminentes. Além de explorar a relação entre os comportamentos ao nível da nutrição, sono, atividade física e stress com o sistema digestivo, o estudo elucida também sobre os hábitos em cada uma das quatro dimensões comportamentais, identificando os especialistas de cada área as conclusões mais importantes a retirar.
Para os especialistas envolvidos no desenvolvimento do estudo, os resultados não são surpreendentes, mas não devem ser ignorados. A população continua a ter comportamentos pouco saudáveis a todos os níveis (alimentação, sono, stress e atividade física) que, naturalmente, comprometem o seu bem-estar e, em particular, a sua saúde digestiva, o que se percebe claramente pela relação que os maus hábitos têm com a ocorrência de sintomas de desconforto digestivo, os quais são desvalorizados por 80% dos inquiridos. Rui Pinto, especialista em digestão, refere mesmo que “o facto de as pessoas estarem a desvalorizar os sintomas de desconforto digestivo merece atenção e pode ser também por isso que não se têm registado mudanças significativas nos seus comportamentos, isto é, se as pessoas tiverem uma consciência imediata (ou prova) dos efeitos que os seus comportamento incorretos nas áreas da nutrição, sono, stress e atividade física têm, talvez as levasse a mudar hábitos. Observações como estas, que todas as pessoas podem experienciar no dia-a-dia, talvez possam fazer a diferença. Não podemos é continuar a achar que ter sintomas de desconforto digestivo todos os meses, várias vezes por mês, é algo que não merece a nossa atenção”.
Os resultados do estudo sugerem assim que existe uma clara necessidade de sensibilização da população sobre o tema, o que levou Activia a reagir como impulsionadora do projeto “Tudo Começa por Dentro”. Este passa por reunir um grupo de especialistas nas áreas da alimentação, sono, stress, atividade física e digestão para, ao evidenciarem como os maus hábitos se convertem em sintomas de desconforto digestivo, promoverem um melhor estilo de vida junto da população portuguesa.
Para já, na sua fase de arranque, o projeto materializa-se numa plataforma digital especialmente dedicada ao tema que reúne e sistematiza os resultados do estudo nacional, mas que, acima de tudo, irá disponibilizar semanalmente novos conteúdos da autoria daqueles especialistas, sobre boas práticas em cada uma das suas áreas de especialidade. “O consumidor já está habituado a ouvir as marcas, como a Activia, a ressalvar a importância de conciliar o consumo dos seus produtos, no contexto de um estilo de vida saudável, o que não é um mero acaso. Os nossos produtos têm de facto benefícios nutricionais, mas se as pessoas não dormirem bem, não tiverem uma adequada atividade física, se viverem constantemente sob stress, os benefícios nutricionais de uma alimentação variada e equilibrada nunca serão plenos. Por isso, com este projeto, a nossa prioridade, alinhada com os valores da marca Activia, mas também de todo o Grupo Danone, é sensibilizar o consumidor para a importância dos seus comportamentos, do seu estilo de vida, de modo a promover a sua saúde e qualidade de vida, porque afinal este sim é o nosso propósito enquanto companhia”, afirma o country manager da Danone Portugal, Stijn Vandervorst.