Oiça este artigo aqui:
A extensa rede de acordos comerciais da União Europeia está a ajudar as empresas europeias a encontrar novos mercados e reduzir a dependência de parceiros específicos num contexto geopolítico desafiante.
O quinto Relatório Anual sobre a Implementação e o Cumprimento da Política Comercial da União Europeia, divulgado pela Comissão Europeia, que cobre o ano de 2024 e o primeiro semestre de 2025, conclui que estes acordos aumentam a resiliência e a competitividade dos operadores económicos europeus.
Exportações agroalimentares atingem recorde histórico
Em 2024, as exportações de bens da União Europeia para os 76 parceiros preferenciais cresceram 1,4%, o dobro do aumento registado com países sem acordo de comércio livre (0,7%). Desde 2017, as exportações para o Canadá subiram 51%, contra 20% para o resto do mundo.
As exportações agroalimentares atingiram 235 mil milhões de euros, um novo máximo histórico, representando uma subida de 2,8% face a 2023. As vendas para parceiros com acordos comerciais alcançaram 138 mil milhões de euros, um aumento de 3,6%, contrastando com apenas 1,6% nos mercados sem acordos.
Diversificação das cadeias de fornecimento
O relatório salienta que os acordos comerciais contribuem também para a diversificação e estabilidade das cadeias de abastecimento. As exportações para parceiros estratégicos como México, Noruega, Suíça e Reino Unido compensaram a redução das vendas de veículos e maquinaria elétrica resultante das sanções impostas à Rússia.
Em sentido inverso, o aumento das importações de gás e gás natural liquefeito de Argel, Cazaquistão e Noruega, bem como de cobre do Chile, ajudou a atenuar a quebra nas importações provenientes da Rússia.
Segundo o relatório, foram eliminadas 44 barreiras comerciais apenas em 2024, totalizando 186 desde a criação, em 2020, do cargo de chefe de cumprimento da Comissão Europeia.
A União Europeia também ampliou a sua rede de parceiros, com a entrada em vigor de dois novos acordos preferenciais: um acordo de comércio livre com a Nova Zelândia e um acordo de parceria económica com o Quénia. Atualmente, a União Europeia conta com 44 acordos comerciais em vigor, abrangendo 76 parceiros.
Além disso, foram concluídas as negociações com a Indonésia, e a Comissão Europeia apresentou propostas de novos acordos com o Mercosul e o México, pendentes de aprovação pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu. Estão ainda em curso negociações com Índia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Emirados Árabes Unidos, reforçando a ambição de diversificar as relações comerciais globais.



