A Acer apresentou, numa conferência de imprensa no Dubai, a sua visão de “Conscious Technology” para tecnologia concebida e fabricada tendo em consideração o futuro. A empresa partilhou também os seus esforços climáticos em curso, além de revelar ao público duas novas soluções de armazenamento de energia e apresentação a respeito do clima com novos conceitos tecnológicos e de produto.
A Acer aderiu à iniciativa RE100 e comprometeu-se a abastecer-se de eletricidade 100% renovável até 2035. Comprometeu-se também a alcançar zero emissões líquidas até 2050. Como uma das principais empresas de TIC do mundo, a Acer procura ampliar os impactos positivos no ambiente através de ações conjuntas. 60% dos seus fornecedores críticos comprometeram-se com a RE100 ou definiram objetivos de redução de carbono com base científica (science-based target – SBT).
A Acer estabeleceu o objetivo de utilizar 20-30% de plástico reciclado pós-consumo nos seus computadores e monitores até 2025, tendo sido alcançados 17% de utilização em 2022.
Linha de portáteis Vero
Alguns dos esforços que a Acer partilhou no evento incluem a sua linha de produtos Vero fabricados com uma elevada percentagem de materiais reciclados, a iniciativa Project Humanity, que educa e une os seus funcionários em todo o mundo para que tenham comportamentos mais ecológicos, e a plataforma Earthion, que reúne ainda mais os seus parceiros da cadeia de fornecimento, incluindo os respetivos funcionários, para enfrentar os desafios ambientais através de soluções inovadoras e integradas.
A redução das emissões da logística marítima da Acer com biocombustível e a investigação de materiais de embalagem sustentáveis com parceiros de fabrico são algumas das iniciativas no âmbito da Earthion.
“Temos de acelerar a adoção de energias renováveis para combater as alterações climáticas causadas pelo aquecimento global”, afirmou o Presidente e CEO da Acer, Jason Chen. “Em 2022, o Grupo Acer atingiu 44% de utilização de eletricidade renovável. Para atingir o nosso objetivo de 100%, a utilização de energia solar e eólica na tecnologia de armazenamento de energia será a chave. Estamos a tomar medidas decisivas que defendem as economias circulares e a fornecer soluções que minimizam os impactos negativos no nosso ambiente”.
Como parte do seu compromisso net-zero, a Acer está a expandir a sua presença na indústria de armazenamento de energia, oferecendo soluções em toda a cadeia de fornecimento, desde a utilização doméstica à industrial, do fabrico à aplicação, e de soluções à frente e atrás do contador para contribuir para a transição energética. Com o seu investimento em tecnologias de células de bateria, a empresa revelou novas soluções de armazenamento de energia que expandem o seu portfólio.