in

Henkell assume o controlo da Freixenet

O grupo alemão Henkell adquiriu 50,67% da espanhola Freixenet, líder no sector da cava. O negócio está sujeito à aprovação da autoridade europeia de concorrência.

A filial de espumantes, licores e vinho do Grupo Oetker terá pago 200 milhões de euros por esta participação maioritária na Freixenet. A empresa alemã estava há mais de um ano e meio a tentar formalizar a aquisição e obter a aceitação da família Hevia e de três braços da família Bonet, que ficarão com as restantes ações. José Ferrer assegura 42% do capital e o atual presidente da Freixenet, José Luis Bonet, os restantes 7,25%.

Em comunicado conjunto, as duas empresas asseguram que, com este acordo, “unem esforços para converter-se no líder mundial dos vinhos espumantes”. A centenária empresa catalã, sediada em Sant Sadurní d’Anoia, é líder mundial no sector da cava, ao passo que a Henkell detém as marcas Mionetto e Trocken, o espumante mais exportado pela Alemanha. “O acordo de cooperação estratégica busca a abertura de novos mercados e canais de distribuição que permitam ampliar a presença internacional das duas empresas, assim como contribuir para o crescimento sustentável de ambas”.

Fundada em 1914, a Freixenet é a maior exportadora de bebidas de Espanha, assim como o maior fabricante mundial de cava. Possui 20 adegas em três continentes e marcas como Freixenet, Mederaño, Mia, Segura Viudas e Gloria Ferrer. Com filiais em 19 países, estas marcas são exportadas para 109 mercados. Já a Henkell é uma filial da multinacional Oetker. Está presente em 21 países e exporta para mais de uma centena de mercados. Possui marcas como Champagne Alfred Gratien, Törley Sket ou Mionetto.

Polónia já restringe comércio ao domingo

Vendas da H&M em queda