in

Preço do cabaz alimentar atinge o segundo valor mais alto desde janeiro de 2022

DECO PROteste cabaz alimentar

Oiça este artigo aqui:

O preço do cabaz alimentar essencial monitorizado pela DECO PROteste voltou a subir, atingindo esta semana os 244,34 euros, o que representa mais 0,67 euros do que na semana anterior. Esta é já a terceira semana consecutiva de aumentos e o valor atual corresponde ao segundo mais elevado desde o início da monitorização, em janeiro de 2022. O recorde foi registado em julho deste ano, quando o cabaz chegou aos 245,79 euros.

A análise semanal da DECO PROteste, iniciada em fevereiro de 2022 no contexto da escalada da inflação, acompanha os preços de 63 produtos alimentares essenciais que compõem o cabaz. Entre os bens incluídos estão carnes como peru e frango, peixes como carapau e pescada, frutas e legumes como cebola, batata, cenoura, banana, maçã e laranja, bem como produtos de mercearia e laticínios, como arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo e manteiga.

De acordo com os dados mais recentes, o café torrado moído é o produto que mais aumentou de preço em 2025, custando agora 5,13 euros por embalagem de 250 gramas.

 

Valores do cabaz

Entre 29 de outubro e 5 de novembro, o preço do cabaz aumentou 0,27%, enquanto desde o início do ano o acréscimo é de 3,46%, equivalente a 8,18 euros.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 4,61%, ou seja, 10,76 euros. Por fim, desde o início da monitorização, a 5 de janeiro de 2022, o valor do cabaz subiu 30,18%, o que representa mais 56,64 euros.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Zalando terceiro trimestre

Receitas da Zalando crescem 26,5% no terceiro trimestre

Mercadona HOP

Mercadona vai abrir nova loja no HOP – Heart of Porto