Oiça este artigo aqui:
A Rocim acaba de lançar o seu primeiro vinho branco da coleção Sommelier Edition, desta vez em colaboração com o sommelier luso-francês Thomas Domingues. A nova edição resulta de “um encontro marcante durante a feira Wine Paris” e reforça “o espírito de partilha que define este projeto iniciado em 2013”.
Fruto de uma relação profissional de longa data entre Thomas Domingues e Pedro Ribeiro, administrador e enólogo da Herdade do Rocim, o vinho nasceu de gostos partilhados, experiências vividas em vindimas e visitas à Vidigueira, assim como de uma visão comum sobre o futuro do vinho português. “O Thomas é um profissional que alia rigor e sensibilidade, e rapidamente percebemos que seria a pessoa certa para assinar este branco”, diz Pedro Ribeiro.
Dotado de uma “abordagem sensorial e criativa ao vinho”, Thomas Ribeiro defende “uma filosofia onde o storytelling, a emoção e a versatilidade são protagonistas”. O resultado é o Sommelier Edition Thomas Domingues, um blend de vinhas velhas das castas Arinto, Perrum e Rabo de Ovelha, vinificado em barricas usadas de carvalho francês e austríaco e em ânfora. “Queríamos criar um vinho que fosse moderno, energético e fiel à tradição das castas alentejanas. Algo complexo, mas não complicado”, resume Thomas Domingues.
Perfil
De carácter fresco, mineral, vibrante e elegante, este vinho expressa a identidade da Vidigueira e a sensibilidade moderna de um sommelier que hoje atua no restaurante japonês Takaisa, no Dubai – reconhecido como o melhor da região e um dos mais prestigiados do mundo. Produzido em edição limitada a apenas 650 garrafas, com um PVP de 31 euros, o novo branco da coleção é uma peça de autor, indicado para colecionadores e harmonizações em alta gastronomia.
Com esta nova referência, a Herdade do Rocim reforça o papel da Sommelier Edition como uma plataforma colaborativa onde a experiência sensorial dos sommeliers encontra o terroir da Vidigueira, Alentejo.
Enólogo
Com apenas 29 anos, Thomas Domingues é um dos sommeliers mais promissores da sua geração. De dupla nacionalidade, luso-francesa, cresceu em Paris e formou-se entre algumas das melhores casas da restauração mundial, tendo passado por restaurantes de renome, em Portugal, como Belcanto (Lisboa), AOC (Copenhaga), Vila Joya (Algarve), LOCO, Cave 23 e Ossiano, no Dubai. Atualmente, é head sommelier no restaurante japonês TakaHisa, no Dubai, “reconhecido como um dos melhores do mundo”.
A sua ligação a Portugal é “profunda e afetiva”, com raízes no Algarve e uma carreira marcada por colaborações com produtores e chefs portugueses. A estreia no Sommelier Edition do Rocim, reforça essa ligação, traduzindo o seu gosto pessoal num vinho “vibrante e contemporâneo”, mas fiel à tradição das castas alentejanas.