Oiça este artigo aqui:
As vendas no comércio registaram um crescimento de 3,5% em julho, face ao mesmo mês de 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Embora positivo, o valor representa um abrandamento face ao mês anterior, quando o índice tinha aumentado 4,7%. Em termos mensais, verificou-se uma variação negativa de -1,1%, depois de um recuo mais ligeiro de -0,2% em junho.
O comércio a retalho destacou-se, com uma subida de 6,2%, acelerando face aos 5,8% registados em junho. Dentro deste sector, os produtos alimentares cresceram 6,0%, ainda que em desaceleração, enquanto os produtos não alimentares registaram uma subida de 6,3%, reforçando o dinamismo da procura.
Já o comércio por grosso mostrou sinais de perda de fôlego, ao crescer apenas 0,8%, depois de ter avançado 3,5% no mês anterior. No caso da manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos, verificou-se uma ligeira aceleração para 5,9%.
Emprego em queda, remunerações a subir
Apesar do crescimento no volume de negócios, o sector registou uma descida no índice de emprego, que caiu 1,3% em julho, invertendo a tendência positiva de junho (+0,1%), diz o INE.
Já as remunerações mantiveram uma evolução favorável, crescendo 4,6%, ainda que abaixo dos 5,4% observados no mês anterior.