Oiça este artigo aqui:
A ONSTRATEGY divulgou os resultados do mais recente estudo sobre a penetração da Inteligência Artificial (IA) em Portugal, revelando uma crescente adesão por parte dos cidadãos, embora ainda persistam preocupações relevantes, especialmente no que diz respeito à segurança informática.
De acordo com os dados recolhidos entre janeiro e junho de 2025, 72% dos cidadãos portugueses já experimentaram a IA, o que representa um aumento de 13 pontos percentuais face a 2024. Destes, 63% afirmam utilizar a tecnologia com alguma frequência, registando um crescimento ainda mais significativo de 22 pontos percentuais.
Apesar da evolução positiva, 28% dos inquiridos ainda rejeita ou resiste em aderir à IA, embora este número tenha diminuído 6 pontos em relação ao ano anterior. A principal razão apontada por estes resistentes continua a ser a falta de confiança na segurança informática, uma preocupação mencionada por 54% dos que não adotam IA, um valor que também cresceu, em 6 pontos percentuais, comparado com 2024.
Estudo
Entre janeiro e setembro de 2025 foram auscultados mais de 8.000 empresas representativas do tecido empresarial e mais 50.000 cidadãos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita ao último censos em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.