Poder conjugar de forma equilibrada a vida profissional com a vida pessoal, desfrutar de uma maior flexibilidade horária ou ter a possibilidade de pedir uma licença sem vencimento são três exemplos de iniciativas de recursos humanos cada vez mais valorizadas pelos colaboradores.
As empresas, atentas a este fenómeno, que é uma tendência em todo o mundo, reconhecem que este tipo de medidas pode ajudar a captar, mas sobretudo a reter, talento, contribuindo para aumentar a motivação e a produtividade dos seus colaboradores.
A Worten, atualmente com mais de quatro mil colaboradores em Portugal e Espanha, decidiu lançar, em julho de 2019, o programa “Your Time”, que tem por base um conjunto de iniciativas para promover um maior bem-estar entre os colaboradores da empresa, numa lógica de obterem um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Para Nuno Nascimento Rodrigues, Head of People da Worten, “um dos aspetos mais relevantes e diferenciadores deste programa é o facto de ser totalmente inclusivo, na medida em que pode ser utilizado por todas as equipas, quer dos escritórios centrais quer da área das operações e vendas. Ou seja, a nossa prioridade, ao criar este plano de medidas, foi, de facto, aumentar o bem-estar das nossas pessoas, dando-lhes a possibilidade de obterem um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”.
Lançado há cerca de seis meses, o balanço é positivo. Por exemplo, 44% dos colaboradores dos escritórios, em Portugal, aderiram ao “Your Time”. Até à data, a medida com mais pedidos registados na plataforma é a do trabalho remoto, seguindo-se o flexiwork e, depois, o pedido de dias extra.