in

85% dos portugueses recorre a vales de desconto para pagar menos

Os cupões de desconto são cada vez mais alvo da atenção dos consumidores, de tal forma que os portugueses são já apelidados de “promodependentes”. A primeira grande conclusão do mais recente trabalho de investigação levado a cabo pelo IPAM – The Marketing School revela que 85% dos consumidores assumem que andam à caça de promoções, usufruindo de vales de desconto para embaratecer as compras. Cerca de dois em cada três consumidores (63,7%) empenham-se ocasional ou mesmo frequentemente para obter cupões de desconto.

Bens alimentares são os produtos que os portugueses mais adquirem com recurso a vales de desconto, representando uma em cada cinco compras realizadas com cupões (21,9%), seguindo-se nesta lista os produtos de higiene e limpeza (15%) e o vestuário e calçado (8,5%). O estudo do IPAM revela, de igual modo, que os cartões de fidelização são a “companhia” de cada vez mais consumidores portugueses na ida às compras. Mais de um em cada três inquiridos (36%) revela que é através destes cartões que contactam e tiram partido de campanhas promocionais.

O trabalho do IPAM mostra que as atitudes face ao uso de cupões de desconto divergem totalmente entre homens e mulheres. O sexo feminino revela-se mais sensível ao preço, enquanto que o homem privilegia a dimensão “tempo”. Os folhetos e newsletters são para metade dos consumidores (50,1%) a principal fonte de obtenção de cupões promocionais, seguindo-se as sms(47,5 %) e o e-mail (46,1%). Outro dado importante que emerge da investigação é a de que a frequência de utilização de vales de desconto aumenta em proporção com a idade dos consumidores. O escalão etário entre os 31 e 45 anos representa metade dos consumidores que utilizam vales de desconto.

Empor Spirits com nova identidade corporativa

Grant’s expande a gama com o blend Signature