O Porto Ferreira Vintage 2018 foi distinguido com a nota máxima pela revista de vinhos norte-americana Wine Enthusiast.
Esta atribuição de 100 pontos vem reforçar a confiança depositada pelo enólogo Luís Sottomayor no ano de 2018, que, desde cedo, considerou como uma referência no panorama Vintage. Um ano marcado por desafios e condições aparentemente adversas, 2018 acabou por resultar na produção de verdadeiros clássicos. Recordando as palavras de Luís Sottomayor, “2018 foi dos melhores anos Vintage a que assisti”.
Esta distinção máxima eleva o mais recente Vintage de Ferreira ao patamar mais alto daquela que é uma das mais reputadas revistas especializadas do mundo vínico. Ao mesmo tempo, “reconhece o profissionalismo, paixão e empenho de uma grande equipa que conhece verdadeiramente o Douro e todo o seu potencial e que, a cada vindima, procura fazer melhor”, conclui Luís Sottomayor, que lidera a enologia da Sogrape no Douro.
Para a Sogrape, este reconhecimento é também motivo de orgulho e de confiança no trabalho consistente que tem vindo a desenvolver nos vinhos do Porto. Fernando da Cunha Guedes, presidente da empresa, revela que “estes momentos são vividos de forma entusiasta por todos, já que se trata de um reconhecimento sobretudo aos criadores, mas também à comunidade interna dedicada em dar a esta obra o melhor destino, a todos os que trabalham na Sogrape e que são apaixonados por esta ‘arte’”.
Recorde-se que esta é a terceira distinção máxima atribuída a vinhos da Sogrape pela Wine Enthusiast. O e Casa Ferreirinha Barca-Velha 2008 e o Sandeman Quinta do Seixo Vintage 2017 foram também merecedores de 100 pontos pela revista em causa.
Porto Ferreira Vintage
Porto Ferreira Vintage 2018 é um verdadeiro clássico, fazendo jus ao estilo desta marca especialista em Vintage, com mais de 250 anos de história e que detém no seu património a garrafeira Vintage mais antiga do sector, com referências desde 1815.
Graças ao caráter visionário e sentido de negócio de Dona Antónia Adelaide Ferreira, uma mulher do Douro à frente do seu tempo, este legado histórico foi construído ao longo de séculos e ainda hoje é preservado.
Vintages mais recentes têm igualmente merecido classificações de excelência, inclusive pela própria Wine Enthusiast, que nos últimos anos atribuiu 99 pontos ao Porto Ferreira Vintage 2016 e 97 pontos ao Porto Ferreira Vintage 2011, que teve entrada direta para o Top 100 dos vinhos selecionados pela revista em 2013.