Oiça este artigo aqui:
A XIV Convenção da rede Aqui É Fresco atingiu os 16.970 mil euros de volume de negócios diretos realizados entre os mais de 1.500 participantes reunidos nos dias 8 e 9 de junho, no Parque de Exposições, em Aveiro, e que visitaram os 98 stands presentes na convenção, que reuniu, uma vez mais, representantes das principais marcas fabricantes, retalhistas e grossistas. Os 16,970 milhões de euros alcançados nesta iniciativa superaram, assim, o anterior recorde de 15,5 milhões gerados na edição de 2024, realizada na cidade de Braga.
A convenção da rede Aqui é Fresco foi o primeiro acontecimento público do sector a contar com a presença do secretário de Estado, Pedro Machado, renomeado para a recém-designada Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços. A circunstância foi referenciada pela positiva pelo diretor geral da rede Aqui é Fresco, da Unimark e presidente da Adipa e da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, que comentou que “existem agora condições para um acompanhamento mais regular das questões do comércio em Portugal”, país onde o comércio de proximidade e independente de pequena e média dimensão representa um universo superior a 600 mil pessoas.
Faturação aumentou 10%
No que respeita ao desempenho do Aqui é Fresco, a diretora executiva, Carla Esteves, destacou que a rede de lojas de proximidade registou um aumento de faturação de 10% em 2024, superando a média de 7% observada no sector do retalho alimentar, de acordo com dados da consultora Nielsen.
Relativamente à marca própria UP, que em 2025 assinala duas décadas de existência, conta atualmente com 650 referências, sobretudo nas áreas alimentar e de DPH, e registou um crescimento de 8% nas vendas durante o ano de 2024.
Representando já um total de 110 mil metros quadrados de área de venda conjunta, a rede Aqui é Fresco integra 14 grossistas, 38 cash & carries e 700 lojas, 250 das quais já no processo de adoção da nova imagem da rede, lançada em 2024.
“O reforço do investimento na digitalização e aposta nas áreas do bem-estar e da sustentabilidade são pilares para a continuidade do crescimento no futuro”, acrescenta Carla Esteves.
Apoio ao comércio de proximidade na agenda governativa
De igual modo, o secretário de Estado com a pasta do comércio, Pedro Machado, salientou os programas dos bairros digitais e das aceleradoras digitais como cruciais para o apoio ao comércio de proximidade na agenda implementada pelo XXIV Governo e que será agora continuada pela equipa governativa recém-empossada.
Sob o mote da economia circular, a XIV Convenção – que contou também com a presença do presidente da câmara municipal de Aveiro, José Ribau Esteves – entregou todos os excedentes das refeições e produtos não consumidos ao longo dos dois dias do evento ao Centro Comunitário Florinhas do Vouga, que desenvolve a sua atuação para a melhoria das condições de vida das pessoas com dificuldades várias. Esta ação insere-se na prática de combate ao desperdício alimentar por parte da rede, que conta ainda na sua atividade com parcerias com a rede Unidos Contra o Desperdício e a Too Good To Go, permitindo esta última distribuir uma média de 400 refeições por mês a famílias carenciadas. A rede de lojas de proximidade apoia, igualmente, a Grace e a Fundação do Gil.