Os vinhos de Bibi Graetz chegam ao mercado português. Para marcar o momento, o produtor toscano, juntamente com Jane Aston, crítica de vinhos reconhecida a nível mundial, orientou uma prova vertical de todas as safras do vinho mais emblemático, o Testamatta, no JNCQuoi Asia.
Durante o evento, estiveram conectados participantes de 15 países diferentes, entre Europa e Ásia (Japão, Hong Kong, China, Coreia, Tailândia, Emirados, Reino Unido, Noruega, Suíça, Bordeaux, Bélgica, Alemanha, Áustria, Portugal e Itália). Desde a primeira colheita, nos anos 2000, até à última chegada, Testamatta 2019, foram explorados os 20 anos dos vinhos, que entram em Portugal pela mão de Cláudio Martins, da Martins Wine Advisor, e estarão à venda na plataforma vinha.pt.
Testamatta como ícone
Bibi Graetz é um produtor de vinho toscano com sede em Fiesole, nas colinas a nordeste de Florença. A empresa é particularmente conhecida pelo seu vinho emblemático Testamatta (‘Crazy Head’), um IGT Toscana produzido a partir de Sangiovese. A propriedade tomou a sua forma moderna em meados dos anos 1990, quando Bibi Graetz começou a interessar-se pelo vinhedo da família, que, até então, produzia, em grande parte, vinho para consumo familiar.
Em 2001, Bibi Graetz mudou-se para uma perspetiva mais orientada para a qualidade e começou a explorar parcelas adicionais de vinhas na área para alugar. A propriedade tem agora, aproximadamente, 30 hectares (75 acres) de vinhas que são divididas em pequenas parcelas cultivadas organicamente.