Oiça este artigo aqui:
A produtora duriense Quanta Terra assinala o seu 25.º aniversário com o lançamento de uma edição especial e limitada que funde vinho e arte. Íris é o nome do novo vinho tinto de 2019 criado em colaboração com o artista plástico Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils. Trata-se de uma série exclusiva de apenas 250 garrafas de cinco litros, todas elas numeradas, assinadas e intervencionadas manualmente sobre o vidro pelo próprio artista.
A simbologia da íris — elemento único em cada ser humano — serviu de ponto de partida para esta criação, que representa uma intersecção entre dois mundos criativos: a enologia e a arte visual. O projeto pretende expressar a identidade do Douro através de uma lente sensorial e estética, refletida tanto no conteúdo como na forma da garrafa.
Celso Pereira e Jorge Alves, os enólogos fundadores da Quanta Terra, assumem este vinho como um verdadeiro “ato de criação” e de escuta da terra, da vinha e do tempo. “A Íris é a expressão pura do Douro, mas também um convite à contemplação, tal como uma obra de arte”, explica Celso Pereira. Para Jorge Alves, trata-se de uma experiência que “não foi pensada apenas para ser consumida, mas para ser sentida com tempo — como um quadro ou uma escultura que vai revelando detalhes à medida que se observa”.
Intervenção de Vhils
A intervenção de Vhils explora a tensão entre a fragilidade e a resistência do vidro como suporte artístico. “Trabalhar sobre o vidro é um processo de revelação – do território, da matéria, da identidade, do visível e do invisível”, afirma o artista, que aqui reforça a sua ligação ao território e à identidade portuguesa.
Esta edição reforça também o posicionamento da Quanta Terra como um agente cultural do interior, comprometido com a valorização do território. Com sede numa antiga destilaria da Casa do Douro, o espaço tem-se afirmado como palco de manifestações artísticas e culturais de acesso gratuito, já reconhecidas com dois prémios Best of Wine Tourism – Arte e Cultura (2023 e 2025).
Quanta Terra Íris chega ao mercado em outubro, mas os interessados já podem garantir o seu lugar na lista de espera através do site vhils.quantaterradouro.com.
Siga-nos no:




